Como elaborar um portifólio artístico

Atualizado em 16/04/2020.

Muitos artistas são apaixonados pelo que fazem e possuem obras de alta qualidade, mas um dos maiores desafios é expor, divulgar e apresentar o seu trabalho. Para auxiliar nestas questões, pesquisamos e levantamos algumas dicas para elaboração de um portfólio artístico.

Passo a passo:

1. Defina seu objetivo
E se estiver fazendo para uma empresa/escola/galeria específica, procure saber quais são os requisitos e as preferências da instituição.

2. Escolha as suas obras
Seu portfólio não precisa e nem deve ter todas as suas obras, defina as 10 ou 20 melhores.

3. Busque referências

Procure referências de portfólios interessantes para ter uma lógica de montagem.
Estes 10 Modelos de portfólio podem te ajudar

4. Destaque suas melhores obras
Após fazer a escolha das obras, pense em uma sequência de exposição para impressionar o seu cliente/empregador e inclua as premiações recebidas.

 5. Mantenha a simplicidade
Artistas gostam de deixar a sua marca, mas é importante lembrar que num portfólio o destaque deve ser para as obras. Então, é melhor cuidar com o exagero e elaborar um portfólio pensando na visibilidade.

É importante lembrar que o portfólio artístico não é o mesmo que o currículo artístico. Para saber como fazer um currículo artístico confira nosso outro post:

Como elaborar um currículo artístico?

Vamos aos modelos?

Para Portfólio de Artes Visuais:

O seu portfólio são suas principais obras. Posicione suas obras uma após a outra e coloque uma capa e uma contracapa. Na capa escreva “Portfólio – seu nome” e, se quiser, escreva em uma folha a seguir um breve release sobre você e suas obras. Nas páginas das obras é importante conter estas informações: 

A Obra.
Título da Obra, ano.
(Material/técnica utilizada.)

Exemplo:

width=1080
Bosque de Outono, 2015.
(Óleo sobre tela espatulada.)

 

Para Portfólio de Teatro, Dança e Música:

O seu portfólio são seus principais trabalhos. Deixe como título: “Portfólio – seu nome” e, a seguir, complete as páginas com seus trabalhos em ordem cronológica. Para cada trabalho é importante ter de 1 a 3 fotos de boa qualidade, organizadas na página de maneira limpa e de fácil visualização. Siga este modelo para completar seu portfólio artístico:

Título do Trabalho (ano)
(tipo de trabalho)

foto1 | foto2 | foto3

Função exercida:
Direção (se houver):
Roteirista (compositor ou coreógrafo):
Local de apresentação:

Exemplo:
Vento do Sul (2013)
(Espetáculo de dança contemporânea da Cia. Holsh)

width=1024

Função exercida: bailarino
Coreógrafo: Jason Holsh
Local de apresentação: Teatro Inova (São Paulo-SP)

Para deixar seu portfólio mais completo, separe um material de áudio ou vídeo para entregar/enviar. A performance em artes como a música, a dança e o teatro são melhor avaliadas “em movimento”. Além de uma amostra dos seus trabalhos já realizados, você pode também gravar um vídeo especial (de até 2 a 5min) mostrando sua técnica e habilidades.

Se você não pretende entregar seu portfólio impresso ou enviar um “PDF”, você também tem a opção de salvar/postar seus trabalhos em sites. Aqui vão algumas sugestões de leitura:

7 ferramentas para criar seu portfólio online

5 sites para fazer portfólio

Agora ficou fácil fazer seu portfólio, não é? Se tiver alguma dúvida, comente aqui no post 😉

Mas se o que está faltando em seu portfólio são materiais para expor e apresentar seu trabalho, saiba que está no lugar certo. Experiências são o que não faltam no portfólio dos nossos alunos. No Belas Artes Joinville, além de todo o aprendizado em sala de aula, os alunos são impulsionados ao palco e às exposições.


Conheça mais sobre os cursos aqui!

Autora: Heloiza Castro

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Conheça
Nossos Cursos

Leia também

Podemos ajudá-lo?