Técnicas e Materiais para Pintura em Aquarela

Pintura em Aquarela é a queridinha do momento. A técnica, que usa pincel, pigmento, água e papel, encanta com cores e formas surpreendentes. Mesmo quem nunca pintou consegue arriscar paisagens, flores e frutos em pinturas de aquarela, uma técnica simples, mas cheia de possibilidades criativas. 

A técnica de aquarela mais utilizada é a wet on dry – seco no molhado, em que o papel está seco e a pintura é feita com uma mistura de água e pigmento. No entanto, há inúmeras técnicas possíveis de pintura em aquarela. Você pode misturar técnicas, usar a gravidade a seu favor, experimentar várias camadas e utilizar diferentes materiais.  Veja a seguir as 11 principais técnicas em pintura aquarela:

  1. Molhado sobre molhado 
width=219
Nesta técnica o papel é umedecido com um pincel aguado. Depois disso, com um pouco de pigmento no pincel, as pinceladas podem colorir a base. Esta técnica é interessante, mas precisa de um papel mais resistente e o desenho pode não ficar tão \’definido\’. 

2. Molhado sobre seco

width=211
Nesta técnica o papel permanece seco. Depois disso, com um pouco de pigmento no pincel já aguado, as pinceladas podem dar formas e cores ao papel.

3. Pincel seco 

width=253
Para esta técnica o pincel deve estar seco e a base de papel também. Com um pouco de pigmento no pincel as pinceladas podem texturizar a base, o efeito fica parecido com madeira, mais arranhado.

Demais técnicas no papel seco:

4. Transparência e Sobreposição de Camadas

width=229
Nesta técnica use o papel seco. Pingue um pouco do pigmento de tinta no godê e misture bem com água. A tinta deve ficar bem diluída. A transparência fica evidente em sobreposições, escolha sempre começar com as camadas mais claras e espere secar a primeira camada antes de pintar a próxima. 

5. Degradê

width=218
Passe a tinta no papel, ainda com mais quantidade de pigmento do que água. Depois, com o pincel molhado, clareie o desenho em degradê. 

6. Secagem

width=233
Nesta técnica, com o desenho ainda molhado, use um algodão, esponja ou papel para secar as áreas desejadas. Desta forma, a tinta local é removida.

7. Sal

width=217
Com o sal é possível obter um efeito de galáxia na pintura, basta salpicá-lo no desenho ainda molhado. O sal absorverá o pigmento da tinta, após a secagem da pintura, você pode raspar o papel para remover o sal.

8. Branco e Máscara para Aquarela

width=214
Para que a pintura fique com os pontos de luz desejados, você pode usar a máscara líquida ou fita adesiva nas áreas definidas.

A máscara para aquarela é um tipo de cola líquida. Aplique a cola nas áreas do papel que desejar, ela impedirá que o pigmento penetre o papel.

9. Efeito escorrido

width=202
A direção e intensidade do vento de um secador de cabelo podem causar efeitos especiais na pintura. Outra opção também é aproveitar a gravidade, você pode testar a pintura com o papel na vertical ao invés de apoiado na mesa.

10. Técnica mista 

width=198
A pintura em aquarela pode ser usada com outras técnicas como colagem, tinta acrílica, nanquim, etc. 

11. Monocromático

class=wp-image-14666
Pinturas em aquarela são usualmente coloridas, mas um estilo monocromático, explorando as tonalidades de uma cor, também pode ser interessante.

As técnicas em aquarela são diversas e podem ser aprendidas e praticadas com poucos materiais. Muitas pessoas começaram a praticar em casa, mas algumas noções sobre cores, sombras, combinações, anatomia, botânica e paisagem podem garantir um resultado melhor nas pinturas. Por isso, criamos um curso rápido em aquarela. Um curso presencial, com 2 meses de duração, para quem deseja se aprimorar em uma nova técnica de pintura ou iniciar os estudos na área. 

Confira a seguir os materiais necessários para iniciar pinturas em aquarela:

class=wp-image-14668/

1 compasso

class=wp-image-14669/

Lápis 2H ou H;

class=wp-image-14670/

Lápis aquarelável – 12 cores;

class=wp-image-14671/

Tinta aquarela em tubo ou pastilha;

class=wp-image-14672/

Tinta Nanquim branca;

class=wp-image-14673/

Tinta nanquim preta;

class=wp-image-14674/

Pincel Keramik – pequeno, médio e grande;

class=wp-image-14675/

Papel em a4 com 300 g/m2(gramatura);

class=wp-image-14676/

Algodão ou guardanapo;

class=wp-image-14677/

Godê ou Tampinhas de garrafa pet;

class=wp-image-14678/

Fita crepe branca.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Conheça
Nossos Cursos

Leia também

Podemos ajudá-lo?