Técnica Vocal: 10 passos para cantar melhor!

Você quer aprender a cantar com técnica vocal? Precisa aprimorar sua técnica ou quer saber a importância dela? Siga os 10 passos a seguir e aprenda a cantar melhor, com técnica vocal e segurança em tudo o que fizer.

10 PASSOS PARA APRIMORAR SUA TÉCNICA VOCAL:

1 – Grave sua voz e faça uma análise da sua performance

No post anterior a gente deu a dica de você gravar a sua voz enquanto canta para poder ouvir e analisar sua performance depois. Agora vamos te ajudar a fazer esta análise de maneira prática: primeiro, compare a sua gravação com a versão original e, depois, anote todos os seus erros avaliando tópicos de técnica vocal como alcance das notas, afinação, sustentação e respiração. Conhecer seus pontos fracos será o primeiro passo para fortalecê-los.

2 – Estabeleça uma rotina de exercícios diários

A vida prova todos os dias que “a prática leva à perfeição”, por isso, nada melhor que uma rotina de exercícios para aperfeiçoar sua técnica vocal. Além das aulas e encontros semanais com um mentor, faça exercícios vocais por, no mínimo, 30 minutos por dia.

3 – Não ignore o aquecimento vocal

Sabe a regra de aquecer o forno antes de colocar o bolo para cozinhar? O mesmo serve para a voz. Você pode até colocar o bolo no forno frio, mas o resultado será prejudicial. Além de não ter uma performance plena, sem o aquecimento a prática do canto pode causar danos ao trato vocal. O aquecimento deve ser feito antes de cantar, por exemplo, se você tem uma apresentação às 20h, comece um aquecimento às 19h30. Saiba mais sobre aquecimento vocal neste post: Aquecimento Vocal

4 – Aprenda a respirar corretamente

Quanto melhor sua respiração, mais forte será sua voz. Além do fortalecimento do sistema respiratório, os exercícios respiratórios também ajudam a diminuir o estresse e promover um relaxamento mental. 

EXERCÍCIO:

  • Mantenha os ombros baixos, o peitoral relaxado e a respiração agradável e profunda;
  • Inspire com o nariz e faça um som de “ss” com a boca ao expirar para controlar o fluxo de ar;
  • Inspirar contando até 4, segure a respiração por 4 tempos e expire contando até 4.

5 – Cuide diariamente do seu instrumento

Todo instrumento requer cuidados de limpeza, lubrificação, afinação ou manutenções recorrentes, com a voz não é diferente. Para manter uma voz saudável beba no mínimo 8 copos de água por dia e evite fumar, gritar e colocar pressão excessiva na voz.

6 – Aprenda a cantar na melhor postura

Uma boa postura ajuda a manter o ar em movimento fluido no seu corpo, assim, você pode alcançar e sustentar notas altas por mais tempo, projetar sua voz com mais eficiência e controlar melhor a saída e entrada de ar.

A MELHOR POSTURA:

  • Fique ereto, com os joelhos abertos e os pés afastados na largura dos ombros. Tente manter os ombros e o abdômen relaxados e incline um pouco o queixo para baixo. Se estiver com dificuldades de entender a postura, deite-se e experimente cantar desta forma. O mesmo deve acontecer quando estiver em pé.

7 – Faça exercícios de articulação vocal

A articulação vocal é muito importante para quem deseja aproveitar ao máximo a voz. Exercícios de articulação ajudam a musculatura a encontrar caminhos de pronunciação corretos durante o canto, permitindo que a voz soe com mais volume e definição.

EXERCÍCIO:

Em pé na frente de um espelho, observe bem como sua mandíbula se move ao pronunciar as vogais A-E-I-O-U. Se sua mandíbula fechar ao dizer essas letras, use os dedos ou uma rolha de cortiça para sustentar sua mandíbula cerca de 5 cm. Continue repetindo essas vogais até poder dizê-las, mantendo o queixo aberto.

8 – Exercite a musculatura facial

Nada de descanso pras bochechas, para cantar você vai ter que colocar seus músculos da face para trabalhar! Os exercícios para musculatura facial são diversos, você pode experimentar alguns: fazendo o movimento do bocejo, enrugando e esticando os lábios, sorrindo largamente e relaxando as bochechas, fazer desenhos no espaço com os olhos, arqueando as sobrancelhas e franzindo o nariz.

9 – Tenha um aliado do ritmo

Um metrônomo é um aparelho que indica um andamento musical por meio de pulsações constantes e regulares. Com este aparato, você pode praticar o canto mantendo um ritmo constante até aprender a encontrar e manter seu tempo naturalmente. Além do aparelho físico, você pode encontrar aplicativos de smartphone que cumprem a função.

10 – Seja confiante

Mike Elson, cantor e escritor americano, aponta no site Voice Lessons que a confiança é um dos principais requisitos para quem deseja ter uma boa técnica vocal:

“A confiança desempenha um papel significativo ao aprender como melhorar sua voz. Se você não acredita na sua voz enquanto canta, sua falta de confiança se manifesta. Infelizmente, você pode encontrar uma voz embaralhada, notas fracassadas, resmungos, abandono do tom e luta com a respiração e a postura. Uma voz confiante soa verdadeira. Não precisa exceder nem ultrapassar. A confiança também fará de você um melhor desempenho e muito mais agradável de assistir. A chave para cantar com confiança é encontrar sua própria voz e não imitar ninguém. Depois de encontrar sua voz, pratique várias vezes até se sentir confortável com ela. Trabalhe em algumas músicas até dominá-las ou trabalhe com um treinador vocal e faça algumas aulas de canto para aprender mais habilidades.”

Se você quer aprimorar sua técnica vocal, o melhor caminho para seguir com sucesso esses 10 passos é o curso de técnica vocal do Belas Artes Joinville. Nele, você tem duas aulas por semana e aprende várias técnicas para treinar e desenvolver em casa também. Com um professor auxiliando, seu desempenho será cada vez melhor. Conheça os cursos de Técnica Vocal do Belas Artes Joinville:

Técnica Vocal

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!