Teatro e felicidade: um caminho para a qualidade de vida

Você já deve ter ouvido falar de alguns benefícios do teatro. Mas sabia que eles podem estar relacionados com a saúde emocional? Saúde emocional tem sido um tema cada vez mais frequente, por ser uma preocupação de muitas pessoas, seja para os que são afetados por transtornos emocionais ou para quem quer se prevenir destes males.

A prática teatral traz consigo diversos ganhos relativos à saúde emocional, desde aumentar a felicidadea facilitar o autoconhecimento. No conteúdo a seguir elencamos 5 benefícios de praticar teatro e descrevemos os processos que levam à conquistá-los.

5 benefícios da prática de teatro para a saúde emocional


1 Criatividade aumenta a felicidade

Nas aulas de teatro, o que não faltam são experiências criativas. A criatividade pode afetar positivamente o seu humor por ser um caminho para uma vida menos rígida e intolerante. Pois ao exercitar nosso lado criativo, não estamos apenas usando as funções reativas do cérebro, mas criando novas formas de pensar e agir. Uma mente reativa e vagante é uma mente infeliz, enquanto uma mente que cria traz satisfação.

O fato de que criar é intrínseco ao ser humano justifica tantas mentes depressivas e ansiosas nos dias de hoje, pois temos negado tal característica ao estagnar nossas capacidades às reproduções programadas. Quando somos criativos, reduzimos nossas emoções negativas e abrimos caminho para a felicidade.

Leia também: 13 imagens divertidas que explicam os benefícios da arte

2 Teatro incentiva as interações da vida real


Cursos de teatro oferecem oportunidades para crianças, adolescentes e adultos se reunirem em um ambiente comunitário que promove e provoca a interação social. Com o aumento dos níveis de tempo de tela, menos pessoas estão se relacionando “cara a cara”.

Uma aula de teatro tira as pessoas de trás das telas e as coloca em um ambiente social positivo, onde podem desenvolver importantes habilidades sociais. A interação face a face também propõe o sentimento de pertencimento à uma comunidade. Pesquisas apontam que o envolvimento em grupo na vida real melhora o humor e diminui os fatores de depressão.

Leia também: Timidez infantil: como os pais podem ajudar

3 Atuar estimula a auto-confiança

No teatro, a atuação viabiliza que o ator encare suas ansiedades e se torne vulnerável, ao expor suas falhas e êxitos, na frente de outras pessoas. A improvisação, por exemplo, ajuda a desenvolver habilidades importantes por meio de um ambiente sem julgamento, preparando e impulsionando o ator à um comportamento mais confiante.

Veja o depoimento do Rafael, formado no Curso Técnico em Teatro do Belas Artes Joinville

4 Espaço seguro para compartilhar emoções

O teatro oferece um ambiente seguro para expressar ou refletir sobre emoções, de todas as complexidades. Seja em sala de aula, no palco ou como público, o apreciador de teatro encontra um caminho para encontrar e processar suas emoções.

5 Fazer teatro facilita o autoconhecimento

Nas aparências um ator vive com máscaras, mas a verdade é que durante a prática teatral nos vemos intimamente e os personagens tornam-se mais uma descoberta sobre quem realmente somos. A identidade do ator é desvelada em cada jogo, exercício ou cena praticada. Ao invés de colocar máscaras, um praticante do teatro as tira, para si e para os que o observam de perto.

Muito esclarecedor, não é? De fato, o teatro proporciona todos esses benefícios e quem pratica pode experimentá-los de perto. Todos são bem-vindos nas aulas de teatro, tanto os que buscam aprimoramento para um caminho profissional, quanto os que procuram a atividade por hobby. E a idade não é um problema, seja ainda na infância, na fase adulta ou na melhor idade o teatro acolhe a todos e se torna um aliado da qualidade de vida.

Tenha uma vida mais feliz, esteja perto de pessoas queridas, aumente sua autoestima, compartilhe suas emoções e conheça mais sobre você fazendo um curso de teatro.

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!