Saiba como Montar uma Peça Teatral!

Apesar de não receber o seu devido valor sempre, indiscutivelmente o teatro é fundamental na formação cultural e pessoal, pois nos mostra a cultura e a forma de pensar das mais variadas épocas e contextos sociais.

O teatro causa emoção e sensação, sendo considerado umas das expressões artísticas mais fortes, independente de sua localidade. Dessa forma,  elaboramos um curso que capacita o aluno de teatro a compreender todas as esferas dessa arte que atualmente é explorada de diversas formas. Acompanhe e entenda o processo pelo qual o ingressante do curso técnico em teatro irá passar e o que ele irá aprender e construir.

A importância do teatro para o intérprete e o telespectador

O teatro é uma das formas mais completas de manifestações artísticas do ser humano. Podemos dizer que ele é um excelente “alimento” para o estímulo das mentes ávidas, pois  cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Seus benefícios se estendem desde os protagonistas da peça teatral a seus telespectadores de forma substancial, de diversas formas:

Relação interpessoal: por meio da compreensão da individualidade, tempo e concentração durante o desenrolar da trama, ambos aprendem o respeito que devemos ter com todo aquele que participa da peça ou que está apreciando aquele momento.

Inteligência linguística: cada nova peça representa uma nova história e a abrangência da cultura geral. Ocorre também a ampliação do vocabulário com a compreensão de novas palavras e expressões que, dentro de um contexto, ganham sentido e entendimento pleno.

Noções de lógica e causalidade: compreensão do conjunto das informações, percebendo a ideia e a construção do início, meio e fim. As cenas se encaixam em uma sequência compreendida através das atitudes e ações durante toda a trama.

Linguagem não verbal: durante o teatro usam-se as mais variadas expressões corporais. Uma infinidade de elementos que despertam a capacidade de leitura de reações e expressões que irão gerar novos significados, auxiliando na construção do simbólico e desenvolvendo a capacidade de abstração de um futuro próximo.

Habilidade intrapessoal: você elabora suas próprias emoções ao se envolver com a história vivenciada no palco, devido ao despertar de sentimentos e reações emocionais.

Como acontece a montagem teatral no curso técnico

Depois de compreender todos os seus benefícios, você deve se perguntar como a “mágica” acontece, como as peças teatrais são montadas. E é neste meio que o curso Técnico em Teatro tem como objetivo: ensinar, instruir, aperfeiçoar e formar profissionais na área cênica teatral, para que sejam aptos a montar, produzir e executar espetáculos teatrais.

Uma vez que na composição de um espetáculo teatral temos a possibilidade de acrescentar todas as outras artes sejam elas música, artes visuais e plásticas que aparecem nos figurinos, adereços, cenário e em toda a plasticidade que a combinação entre estes elementos geram, temos a dança e a expressão corporal no movimento e na qualidade de gestos dos alunos/atores e a literatura que é explorada através da história que é contada e vivida pelos intérpretes.

A prática da montagem será a peça de formatura do curso Técnico em Teatro. A montagem será desenvolvida em etapas ao longo do curso, iniciando com exercícios de improvisação, passando pelo conceito de criação de personagem e posteriormente, marcação cênica. Por ser um musical, os alunos/atores serão treinados em expressão vocal e corporal, tendo como foco o canto e o teatro coreográfico, cuja montagem final é um teatro musicado, trabalhado de acordo com a potencialidade artística de cada aluno em questão.

Por fim, depois de compreender seus benefícios e a forma como é montado um espetáculo teatral, você deve se perguntar como fazer para participar deste curso técnico: é simples, acesse o link e inscreva-se na seleção para início em 2017. A inscrição é gratuita!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!