Qual o Ukulele comprar?

Quer comprar seu primeiro Ukulele e não sabe qual modelo escolher? Nós vamos te ajudar. No último post Quais são os tipos de ukulele? Conheça a melhor opção para você! apresentamos mais de dez modelos de Ukulele e tantas opções podem acabar confundindo quem está procurando um instrumento para comprar. Conhecer a diversidade de opções é importante, mas vamos te ajudar a entender cinco elementos que devem ser analisados na compra de um Ukulele: o preço, o tamanho, o modelo, a marca e a indicação. Com base nisso, veja nossos tópicos a seguir:

1. Comparando preços

2. Escolhendo o tamanho certo pra você

3. O melhor modelo para começar

4. Quais são as melhores marcas?

5. Ouça a voz da experiência

1. Comparando preços

Preços baixos fazem os olhos brilhar, mas é importante pensar na qualidade do produto que você está comprando. Algumas marcas e lojas de confiança podem até ter algumas promoções imperdíveis (e é melhor aproveitar), mas é sempre bom verificar a relação custo-benefício. Pagar barato nem sempre é vantagem, assim como o preço alto não reflete qualidade. O preço usual de um Ukulele está entre 150 e 250 reais, podendo variar de acordo com a marca, modelo e tamanho escolhido. Há riscos em comprar um instrumento com preço baixo e pouca qualidade, assim você pode acabar se frustrando com a performance do Ukulele e desistir antes mesmo de ter algum resultado positivo com a prática. Também não é vantajoso comprar o primeiro instrumento a um valor excedente do seu orçamento, pois pode ser que você não se adapte ou que o peso orçamentário se transforme em uma barreira para evoluir no instrumento. Verifique também o tipo de corda e o valor de investimento futuro em possíveis trocas e manutenções.

Na hora de comprar, o preço é sempre um importante critério a ser avaliado, mesmo que o Ukulele seja um instrumento de custo acessível. E se a dúvida persistir, avalie também os 4 critérios a seguir.

2. Escolhendo o tamanho certo pra você

Já apresentamos no post Quais são os tipos de ukulele? Conheça a melhor opção para você! os 4 tamanhos básicos de Ukulele: soprano, concert, tenor e barítono. Cada tipo tem especificações de tensão de corda, extensão de braço e até amplitude sonora que podem ser essenciais para a sua decisão. O tamanho ideal para quem está começando é o soprano, o Ukulele clássico. Mas se você tem mãos grandes, o instrumento ficará pequeno e complicado de tocar. Neste caso, prefira o Tenor. Há um ainda maior, o barítono, mas não o recomendamos para iniciantes por ter uma afinação diferente dos demais. 

3. O melhor modelo para começar

Ter um Ukulele já mostra que você é uma pessoa diferente e criativa, que gosta de sair do comum e explora a leveza da vida. Existem diversos tipos e modelos de Ukulele criativos, engraçados, personalizados e cheios de beleza, mas a indicação é que você inicie com o instrumento clássico. Formatos, materiais e modelos diferenciados podem ser lindos, mas possuem especificidades que podem dificultar a tocabilidade do instrumento a quem ainda é iniciante. A dica é: comece com o clássico, soprano ou tenor (se tiver mãos grandes), e depois, adquira o modelo diferenciado de sua preferência.

4. Quais são as melhores marcas?

O Ukulele é um instrumento típico havaiano e há marcas especializadas na produção do instrumento, como a AKAHAI e a KALANI, brasileiras, e a OHANA, americana. Além destas, também indicamos marcas de instrumentos diversos e bem conceituadas como a TAGIMA, brasileira, e a MICHAEL, parceira Belas Artes.

5. Ouça a voz da experiência

Nada melhor do que pegar uma boa dica com quem já possui um ukelele e tem um pouco mais de experiência no instrumento, não é? Se tiver a sorte de ter um amigo ou conhecido que tenha o instrumento, peça a ele uma indicação. Caso não conheça alguém próximo ou prefira a opinião de profissionais, peça dicas ao seu professor de Ukulele do Belas Artes Joinville. Ensinamos presencialmente e online a todo o Brasil e o melhor é que você pode fazer a matrícula no curso antes de adquirir seu instrumento. Assim, você pode fazer a compra seguro e tranquilo com o apoio direto do seu professor.

Quer começar a tocar Ukulele e não aguenta mais esperar para ter o instrumento em mãos e “em alto e bom som”? Entre em contato agora mesmo e inicie uma jornada de aprendizado eficiente, divertida e personalizada!

Curso de Ukulele

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!