Quais são os tipos de ukulele? Conheça a melhor opção para você!

Você já deve conhecer o Ukulele, o instrumento de nome engraçado e de som gracioso. Fazendo sucesso nas rodas de amigos e nos clipes de música pop, o Ukulele ganhou o coração de muita gente e hoje é um instrumento popularmente conhecido e apreciado. Se você está pensando em começar a tocar o instrumento e está com dúvidas sobre quais são os tipos de ukulele, qual o melhor tipo de ukulele e, ainda, qual o melhor tipo de ukulele para iniciantes, você está no lugar certo.

Além do tipo Soprano, o clássico – de aproximadamente 30 centímetros, também existem outros três modelos: o Concert, o Tenor e o Barítono. Quer saber quais são os tipos de Ukulele e a diferença entre cada um deles? Confira abaixo tudo o que você precisa para saber qual o melhor tipo de ukulele para você:

UKULELE SOPRANO

O Ukulele soprano é o tipo clássico, tradicional. Dentre os quatro tipos de Ukulele, este é o menor. A tensão das cordas é leve e a afinação é simples, podendo ser tocado por crianças e adultos, iniciantes ou musicistas avançados. O Ukulele Soprano é o mais indicado à quem nunca tocou um instrumento de cordas, mas se você tem mãos grandes, pode ter dificuldade no manuseio do pequeno instrumento. A digitação é simples e o dedilhado é leve, sem exigir força ou causar atrito na ponta dos dedos.

  • Tamanho: pequeno
  • Comprimento: 13-14″ (33 a 35 cm)
  • Trastes: 15 a 20 trastes
  • Afinação*: G (sol) – C (dó) – E (mi) – A (lá)
  • Duração do som: curta
  • Tensão das cordas: leve

UKULELE CONCERT

O Ukulele Concert é uma ótima opção para quem quer um instrumento mais versátil. Apesar de ter a mesma afinação dos instrumentos em versão soprano e tenor, ele tem mais casas que o soprano e o espaço entre os trastes é maior. O ukulele concert é uma boa opção para quem quer mais possibilidades sonoras no instrumento.

  • Tamanho: médio (em relação aos outros tipos de ukulele, mas ainda assim é um instrumento pequeno)
  • Comprimento: 15-16’’ (38-40cm)
  • Trastes: 12-17
  • Afinação*: G (sol) – C (dó) – E (mi) – A (lá)
  • Duração do som: média (comparado aos outros tipos de ukulele)
  • Tensão das cordas: média (comparado aos outros tipos de ukulele)

UKULELE TENOR

O tenor é a maior opção de Ukulele para quem deseja que o instrumento tenha a afinação clássica. Se sua mão é grande demais para a delicadeza do tipo soprano, o Ukulele Tenor é ideal para você. Além disso, o instrumento neste formato tem uma projeção sonora maior e um timbre mais encorpado. Com este instrumento você pode explorar mais sonoridades, mas pode ter dificuldade com ritmos mais rápidos, por conta da duração do som. Assim, você precisará de um pouco mais de técnica e força para ajustar as músicas ao instrumento. O Ukulele Tenor é uma boa indicação à quem já toca algum instrumento de corda.

  • Tamanho: grande (em relação aos outros tipos de ukulele, mas ainda assim é um instrumento pequeno)
  • Comprimento: 26″ (66 cm)
  • Trastes: 15 ou mais trastes
  • Afinação*: G (sol) – C (dó) – E (mi) – A (lá)
  • Duração do som: longa (comparado aos outros tipos de ukulele)
  • Tensão das cordas: forte (comparado aos outros tipos de ukulele, mas, ainda assim, mais leve que um violão ou um cavaquinho, por exemplo)

*Afinação: Nos tipos soprano, concert e tenor a afinação dos instrumentos é a mesma. Embora a classificação nominal faça referência à divisão de vozes, para os Ukuleles, a diferença entre o Ukulele Soprano e o Ukulele Tenor está apenas no tamanho e não na tessitura (extensão).

UKULELE BARÍTONO

O Ukulele Barítono faz jus ao nome, com uma afinação diferente dos demais e uma tessitura mais grave. Seja pela afinação ou sonoridade, o tipo Barítono não se tornou tão popular, mas é uma ótima opção para quem toca violão e deseja um instrumento menor, com um som diferente. O Ukulele Barítono possui uma afinação parecida com a do violão, mas permanece com as 4 cordas e oferece o mesmo clima leve e descontraído dos outros tipos de Ukulele.

  • Tamanho: grande (em relação aos outros tipos de ukulele, mas ainda assim é um instrumento pequeno)
  • Comprimento: 30″ (76 cm)
  • Trastes: 15 ou mais trastes
  • Afinação*: D (ré) – G (sol) – B (si) – E (mi)
  • Duração do som: média
  • Tensão das cordas: leve/média

E não para por aí, além dos tradicionais, há também outros modelos como o Ukulele Pineapple (com formato de abacaxi), o Ukulele de Lata (uma opção artesanal, feita de lata), o Ukulele de Caixa (corpo em caixa de madeira) e os Sopraníssimo e Sopranino (menores que o tipo Soprano). Ainda temos também variações de fusão entre dois tipos de instrumento, como o Guitalele (Ukulele + Violão), o Ukulele Bass (baseado no baixo) e o Banjolele (Banjo + Ukulele).

Existe Ukulele Elétrico?

Sim, embora os acústicos sejam mais populares, você também tem a opção de comprar um Ukulele Elétrico. A opção acústica tem um alcance sonoro menor, sendo indicado para ambientes pequenos/fechados. O Ukulele Elétrico vem com sistema de captação sonora e pode ser usado em shows ou gravações, por exemplo.

RESUMO:

Quais são os tipos de ukulele?

Soprano, Concert, Tenor e Barítono. Com opções em versão acústica ou elétrica e também variações de formato.

Qual o melhor tipo de ukulele?

O melhor é o que se encaixa com você. Ao escolher, leve em conta seus objetivos, seu conhecimento técnico, seu tamanho de mão, suas preferências sonoras e gosto pessoal.

Qual o melhor tipo de ukulele para iniciantes?

Se você está começando e ainda não tem experiência com instrumentos de corda, a melhor opção é o Ukulele Soprano.

Agora você já sabe tudo sobre cada tipo de Ukulele, só falta escolher o seu e começar a praticar!

Quer aprender a tocar Ukulele e não sabe por onde começar? Conheça os nossos cursos e comece ainda hoje a investir nos seus sonhos! 

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!