Prática artística para pintores e desenhistas com modelo vivo

Desenhar é, antes de tudo, observar. E nada melhor do que a observação ao vivo. Dizemos isso, porque muitos artistas e praticantes do desenho partem de imagens gráficas ou digitais para realizar seus trabalhos. De fato, recursos como fotos podem facilitar muito a prática do desenho ou pintura, mas nada se compara a ter o objeto ali, na frente de quem está passando para a tela todas as suas percepções. Para oferecer a melhor formação e incentivar a prática artística, o Belas Artes Joinville está disponibilizando o espaço da escola para um encontro de desenhistas e modelos vivos. Durante as tardes de sábado, artistas profissionais, amadores e estudantes se reúnem para aprimorar a técnica de percepção visual.

Desenhar imagem x desenhar ao vivo

A prática é instruída pela professora Luana Amaral, coordenadora dos cursos de artes visuais da escola. Luana organiza a prática e também direciona as poses dos modelos vivos, que variam em tempo e nível de dificuldade para quem desenha. A professora explica que existe uma grande diferença entre desenhar imagem e desenhar ao vivo, pelo fato do artista ter de trabalhar muito mais a sua percepção visual no desenho ao vivo. No desenho de observação de imagem, o artista tem de copiar medidas prontas, no desenho de observação ao vivo, o desenhista deve desenvolver habilidades de percepção aguçada.

Dificuldade elevada = qualidade técnica

O nível de dificuldade aumenta desenhando ao vivo, assim como o nível técnico de quem tem essa prática. Quanto mais se pratica o desenho ao vivo, mais habilidade de percepção visual o artista ganha, tornando até o desenho de imagem ainda mais fácil. A qualidade do desenho também aumenta, pois ao observar o real, o desenhista tem a oportunidade de visualizar texturas, sombras e volumes. Mas o primeiro contato com o desenho ao vivo pode ser assustador para quem desenha há muito tempo, pois a prática é muito diferente da observação de imagens e leva um tempo até ser aperfeiçoada. De todo modo, vale a pena arriscar e treinar esse tipo de técnica, pois facilita e aprimora, e muito, o trabalho de quem desenha.

Práticas abertas ao público

Os encontros acontecem no Belas Artes Joinville e são abertos a todos que desejam praticar o desenho de modelo vivo, sejam iniciantes ou profissionais no assunto. Apesar de ter a presença da professora Luana, as práticas não são consideradas aulas com conteúdos sobre desenho. A coordenadora de Artes Visuais enfatiza que o encontro é para praticar o desenho ao vivo e, para facilitar a prática, os modelos fazem de 5 a 7 poses, iniciando com 3 poses de 3 minutos, 1 pose de 5 minutos, 1 pose de 10min e evoluindo para uma pose complexa com 1 hora de duração. A professora explica que iniciar com poses menos complexas e com menos tempo faz com que os praticantes “aqueçam” suas percepções para os próximos níveis de dificuldade.

Perceber e aprimorar envolve mais esforço por parte do artista, mas o resultado será sempre com mais qualidade e profundidade. Como os encontros são abertos a estudantes, amadores e profissionais, o tipo de técnica a ser utilizada nos desenhos varia de acordo com a preferência de cada artista. A organizadora sugere carvão ou lápis grafite, mas há quem opte por usar técnicas como a aquarela. O importante é praticar e aproveitar este espaço especial oferecido pelo Belas Artes Joinville, que se consolidará na medida em que os interessados no assunto aderirem ao projeto.


Próximas práticas: 28/07, 01/09, 22/09 e 13/10
Horário: 15h
Duração: 1h30
Local: Belas Artes Joinville – Rua Aubé, 427
Inscrições: na secretaria da escola (antes ou na hora do evento)
Valor: R$10 para não alunos | R$5 para alunos

As práticas com modelo vivo são abertas ao público e fazem parte do cronograma do curso de Desenho da Figura Humana, curso rápido em artes visuais oferecido pelo Belas Artes Joinville. O curso de Desenho da Figura Humana tem duração de seis meses e é uma ótima sugestão para quem é desenhista, tatuador, modelista, designer ou interessado na área. Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!