Agora o Belas Artes Joinville tem um podcast sobre arte! Para agregar aos diversos posts do blog e os vídeos no canal do Youtube, a escola também está apostando nos conteúdos de áudio que cada vez mais ganham espaço no entretenimento online. E vai além de entreter, todos os conteúdos também são instrutivos e recheados de conhecimento relevante para quem ama arte. O primeiro episódio de podcast é sobre arte e cinema. A sétima arte (cinema) sempre emociona ao contar lindas histórias e proporcionar momentos de magia e imaginação sem limites para os espectadores. E quando ela se une à outras linguagens? Temos verdadeiras obras de arte! 

Aqui, temos as 5 indicações de filmes sobre artistas que foram tema do nosso Podcast. São filmes de todas as épocas sobre artistas de diversas linguagens e estilos. E o que todos têm em comum são: muitas emoções. Nestes 5 filmes você vai do riso ao choro e do amor ao ódio (nada novo para quem tem coração de artista e sabe como este pode ser dramático, divertido, intenso e criativo). Confira a lista que une música, dança, pintura e cinema a seguir:

CINEMA & MÚSICA

Amadeus

Sinopse: 1823 – Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

Lançamento no Brasil: 8 de outubro de 1984 

Direção: Milos Forman

Duração: 3h

Premiações: O filme foi indicado para 53 prêmios, e recebeu 40, incluindo oito Oscars (entre eles o de melhor filme), quatro prêmios BAFTA, quatro Globos de Ouro e um prêmio DGA.

Curiosidades:

  • Baseado na peça homônima do dramaturgo britânico, Peter Shaffer. A peça, com estréia em 1979, foi premiada com um Tony Awards.

A Música do Silêncio

Sinopse: 1958 – Uma história baseada na vida do cantor italiano Andrea Bocelli. Nascido com um glaucoma que o deixou cego ainda garoto, Amos Bardi, seu “alter ego”, sempre teve aptidão para o canto. Motivado por seu tio, ele inicia aulas de música ainda jovem, dando os primeiros passos rumo ao estrelato.

Lançamento: 2018

Direção: Michael Radford

Duração: 1h55

Elenco: Antonio Banderas, Jordi Mollà, Toby Sebastian

Bohemian Rhapsody

Sinopse: 1970 – Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

Lançamento no Brasil: 1 de novembro de 2018 

Direção: Bryan Singer

Duração: 2h13min

Premiações: 4 Oscars, 2 Globos de Ouro, 2 Baftas + 5 outros.

CINEMA & DANÇA

Cisne Negro

Sinopse: Nina é uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida. Quando o diretor artístico da companhia decide substituir sua prima ballerina para a produção de estreia de “O Lago dos Cisnes”, Nina é sua primeira escolha. Sua concorrente é a novata Lily. Embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.

Lançamento no Brasil: 4 de fevereiro de 2011

Direção: Darren Aronofsky

Duração: 

Premiações: 257 indicações e 92 premiações, sendo 6 premiações importantes de melhor Atriz para Portman. 

Elenco: Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey, Winona Ryde.

Curiosidades: 

  • Para ficar mais parecida com uma bailarina profissional, Natalie Portman teve que perder quase 10 kg. Antes disso, o peso médio da atriz era de 53 kg. Durante 1 ano, Portman se exercitava cinco horas por dia, todos os dias, fazendo balé, cross-training e natação.
  • Natalie Portman revelou que Darren Aronofsky tentava colocá-la contra Mila Kunis, para que a tensão entre as personagens parecesse ainda mais latente. Aronofsky procurava manter as duas atrizes em ambientes separados e enviava mensagens para uma atriz elogiando o desempenho da outra, tudo para fazer com que elas se dedicassem ainda mais em seus papéis.

CINEMA & PINTURA

Com Amor Van Gogh

Sinopse: 1891 – Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Lançamento no Brasil: 30 de novembro de 2017

Roteiro e direção: Dorota Kobiela e Hugh Welchman

Duração: 1h35min

Curiosidades: 

  • Baseado nos personagens e paisagens dos quadros de Van Gogh;
  • Inicialmente seria um curta metragem de 17 minutos com telas feitas pela idealizadora,  Dorota;
  • Cada um dos 65.000 quadros do filme (frames), é uma pintura a óleo sobre tela, usando a mesma técnica de Van Gogh, tudo feito por uma equipe de 115 pintores;
  • Os 115 pintores escolhidos foram selecionados por terem experiência com animação e por não terem um estilo determinado de pintura;
  • As cenas do filme foram previamente filmadas com o elenco, projetadas nos quadros e, então, pintadas pela equipe.

Quantos filmes bons, não é mesmo? Foi por isso que o tema rendeu um papo muito legal no PodCast do Belas!

O episódio de podcast “5 filmes sobre artistas” foi uma conversa divertida entre a gestora pedagógica, Ana Paula Macedo, a coordenadora de Artes Cênicas, Esthefânia Moraes e o gestor de conteúdos digitais, Nathan Strapazzon, mediados pelo músico e radialista, Jonathan Marques. Clique no ícone da sua plataforma preferida para acessar o conteúdo completo do PodCast do Belas:

Se você também quer se tornar um artista, seja o diretor da sua própria história e comece ainda hoje a investir no que você ama:

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!