Atualizado em 17/04/2020.
Muitas pessoas usam a pintura como hobby e, de fato, pintura e desenho são atividades divertidas, relaxantes e inspiradoras. Você já quis ter um lindo quadro na parede da sala assinado com o seu nome ou pelo menos uma caderneta de desenhos? As artes visuais têm o poder de falar de uma maneira diferente e expressiva, e como em qualquer idioma, conhecer as regras da linguagem é sempre primordial para poder comunicar-se.
São raras as pessoas que pegam um lápis ou um pincel e fazem maravilhas da primeira vez. Até mesmo quadros abstratos, que a maioria das pessoas considera como fáceis de pintar, partem de uma boa observação e diversos conceitos e técnicas de pintura. Não é o “fim do mundo”, nem o “bicho de sete cabeças”, as atividades com artes envolvem prática e disciplina. Ter um tempo para experimentar e treinar semanalmente pode ser um bom começo, usar referências em livros e até mesmo em vídeos na internet também pode ajudar. Mas nada como fazer uma aula de pintura em tela desenvolvida para quem está começando para tirar as suas dúvidas presencialmente e ter alguém sempre indicando as ferramentas que geram a liberdade criativa.
Quer dicas práticas? Resumimos aqui 6 dicas essenciais de pintura em tela para iniciantes:
- Separe seus materiais de pintura em tela
- Tela em branco;
- Tintas (nas cores básicas: vermelho, azul, siena queimado e branco);
- Pincéis (de diferentes tamanhos);
- Solvente e o óleo de linhaça (no caso de tinta óleo);
- Verniz artístico;
- Espátula para misturar as tintas;
- Carvão ou lápis para desenhar o esboço;
- Paleta para as tintas;
- Potes para óleo e solvente.
-
Faça um esboço em lápis da sua pintura
Faça o desenho como se fosse em miniatura para começar a localizar em sua mente os diferentes tons e traços de sua pintura. Depois, faça o esboço à lápis ou carvão na tela ainda em branco.
-
Prepare a tinta na paleta
Vá formando montinhos com cada cor em volta da paleta (coloque um pouco a mais de branco, será a tinha mais utilizada), o centro da paleta é reservado para as misturas. (Lembre-se de limpar o pincel a cada mistura)
-
Conheça as técnicas para pintura
São muitas as técnicas de pintura a tela e você pode ir longe estudando e aprimorando seus trabalhos a cada aula de pintura. Falaremos mais disso em breve.
-
Comece pelo escuro e pelo “fundo”
Existem inúmeras técnicas, mas uma dica de pintura básica é começar pelo fundo e pelos tons escuros que você definiu no esboço. Com isso, a forma de sua pintura ficará mais clara e facilitará o restante da pintura.
-
Tenha paciência para secar
Ainda durante o processo, cuide com a exposição ao sol e à poeira. Quando acabar, deixe sua tela secando em um lugar bem seguro e só aplique o verniz depois de, no mínimo, um mês para que as tintas não fiquem “amareladas” ou percam a transparência.
Aprendendo as técnicas
Como falamos, um dos primeiros passos para alcançar este objetivo pode ser uma conversa com um profissional ou professor da área, pessoas com mais experiência podem auxiliar na compra dos primeiros materiais e com algumas dicas de técnicas básicas. Procurar uma escola também é interessante, no Belas Artes Joinville, por exemplo, é possível realizar uma primeira aula gratuita para conhecer o professor e o curso. Um momento como este pode ser proveitoso para quem está pensando em começar e gostaria de conhecer mais sobre o assunto.

Autora: Heloiza Castro
Fonte: Grafitti