O que se aprende em um curso Técnico em Canto?

Atualizado em 20/04/2020.

Cursos Técnicos tem sido cada vez mais aclamados por serem alternativas rápidas e eficazes de formação para quem deseja ingressar na vida profissional. Cursos de nível superior, mesmo que bacharelados, tem objetivos mais acadêmicos e uma grade com uma maioria de conteúdos teóricos. Cursos de nível técnico, por sua vez, visam uma formação com experiência prática e preparatória para o mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Canto do Belas Artes Joinville é, em primeiro lugar, um curso que concentra conceitos e práticas do canto de maneira intensiva e efetiva, garantindo uma formação musical de nível profissional à seus alunos. O objetivo do curso Técnico em Canto é desenvolver no aluno a habilidade de performance vocal em concertos, shows e gravações, assim como capacitá-lo a elaborar arranjos vocais e realizar regência de canções. Além do conhecimento em canto, o aluno também terá contato com a prática cênica em seus processos de elaboração de projeto e produção de espetáculos.

O que vou aprender?

E para integrar você ainda mais no aprendizado do Técnico em Canto, veja uma prévia de alguns dos assuntos com os quais você terá contato  no decorrer do curso:

Linguagem Musical: conhecimento estrutural dos compassos, métrica, notação musical, solfejo rítmico e melódico, andamentos, sinais de repetição e de articulação.

História da Música: panorama histórico da música ocidental e sua sociedade desde a antiguidade até a atualidade.

Técnica Vocal: estudo e o conhecimento da fisiologia da voz humana com especial enfoque nos efetores respiratórios, articulatório e ressonadores do aparelho fonador.

Prática Artística: estudos práticos para a socialização do indivíduo em meio à arte musical e as artes cênicas.

Harmonia e Arranjo Musical: desenvolvimento do estudo da harmonia e da harmonia funcional.

Apreciação Musical Brasileira: desenvolvimento musical da música popular brasileira: samba, choro, canção, pop, pop rock, bossa nova.

Metodologia do Canto: apresenta os métodos de canto mais praticados, desde os exercícios técnicos com vocalizes até os exercícios com a palavra cantada.

Canto: estudo, prática ordenada e progressiva do canto como instrumento musical, voltada para a música brasileira.

 

Muitos não observam que a voz também é um instrumento e isso gera alguns problemas de qualidade técnica em cantores. Como parte funcional do corpo humano, a voz possui suas especificidades anatômicas que merecem ser respeitadas e estudadas. Como qualquer outro instrumento, a voz possui uma lógica em sua produção sonora. Tendo estrutura e modo de funcionamento específico, é necessário que o cantor aprenda as técnicas necessárias para sua utilização. 

Um Curso Técnico em Canto garante conteúdos práticos e teóricos sobre o canto e forma um futuro técnico em canto apto a potencializar suas habilidades e recursos como artista.

O que acha de investir em sua carreira, ganhar experiências, fazer networking e se tornar ainda melhor no que faz?

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!