O que se aprende em um curso técnico de música?

Os cursos técnicos em música oferecem uma ótima qualificação profissional em uma curta duração, seja para trabalhar como professor de música, como musicista profissional, formar uma banda, ou apenas por hobby. Você pode ter em um ano um diploma reconhecido pelo MEC, válido em todo território nacional. Mas, afinal, o que se aprende em um curso técnico de música? Abordaremos aqui um pouco do que é transmitido!

Universo musical

Nos cursos técnicos em música você tem a oportunidade de aprender muito mais do que simplesmente tocar ou cantar, trata-se de conhecer a música como um todo! Conhecer a história de música, a linguagem aplicada em cada estilo, a teoria por trás das notas, ritmos e melodias, tudo isso agrega para a formação de um musicista completo, que não apenas faz, como compreende o que faz.

Tocar, tocar e tocar!

Todos sabemos que para ser bom em qualquer coisa, precisamos de muito tempo, estudo e dedicação. Um bom cozinheiro passa grande parte de sua vida cozinhando, um bom piloto passa grande parte de sua vida pilotando, e não é diferente com um musicista. Ninguém, além de você mesmo pode fazer com que você toque ou cante melhor. É por isso que nos cursos técnicos de música praticar seu instrumento é uma importante realidade.

As aulas práticas, sejam elas sobre o instrumento ou em grupos, darão um direcionamento melhor ao seu estudo individual, fazendo que os caminhos musicais trilhados sejam mais simples e diretos!

Teoria aplicada

Além de aprender sobre teoria, sejam as propriedades e elementos musicais ou até mesmo a notação musical, você também aprenderá a aplicá-la. Normalmente nesse tipo de curso, , preza-se por sempre buscar trazer à tona a realidade musical de cada um, pois todos possuem uma vivência de extrema importância, cada um com suas preferências estilísticas.

O universo musical apresenta um padrão para compreender todos esses estilos, a teoria. É como uma língua, que por mais que possua vários sotaques, regionalismos ou gírias, ainda apresenta a mesma gramática, o que facilita a comunicação. Assim também é na música, conhecer e aplicar a teoria musical, faz com que suas composições e arranjos transmitam melhor os sentidos e emoções!

Aprender a ensinar

Um dos principais objetivos é levar o conhecimento adiante. Nos cursos técnicos, procura-se sempre ensinar os alunos a ensinarem, até porque muitos alunos vêm com o intuito de se tornarem professores posteriormente. A bagagem pedagógica dos professores traz ferramentas para que os alunos se tornem professores qualificados, a fim de se inserirem no mercado de trabalho musical.

E aí, ficou mais claro quais são os itens trabalhados em um curso técnico de música? Aqui no Belas Artes, nós oferecemos o  curso técnico em instrumento musical e também em canto. Aproveite e veja também o post com  5 vantagens de fazer um curso técnico em instrumento musical. Se ficar com alguma dúvida, compartilhe nos comentários!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!