Música gospel: existem técnicas ou estilos específicos para a adoração?

Você já deve ter encontrado diversos artigos e vídeos ensinando “como cantar música gospel”. Isso, porque muitas pessoas querem aprender a cantar na igreja e tem grandes dúvidas sobre o tema. Apesar das inúmeras dicas e dos ensinos personalizados a verdade é esta: para cantar é necessário ter uma boa técnica vocal. Dentro ou fora da igreja, o exercício do canto é o mesmo. Ainda assim, sabemos que as intenções são diferentes. Por isso, ao invés de te ensinar a “ser um cantor gospel”, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo.

Se você tem dúvidas sobre o que é louvor, o que é adoração, qual a diferença entre louvor e adoração, o que são hinos cristãos, o que significa gospel, o que é música gospel, o que é worship e se realmente existe um estilo musical bíblico, você está no lugar certo. Se a sua intenção é adorar a Deus com sua voz, leia até o final e descubra como fazer isso.

1 – O que é louvor?

Muitas pessoas associam a palavra “louvor” ao ato de cantar, mas nem sempre louvar será entoar canções. A palavra louvor tem como definição o ato de honrar ou de homenagear algo ou alguém. De fato, quando alguém canta uma canção a Deus, está louvando.

2 – O que é Adoração?

Adorar é prestar culto, ter veneração, ter grande apreço, reverenciar algo ou alguém. No caso da adoração cristã, o ato se dá quando, no palco ou na vida, o indivíduo dedica ao Senhor. Essa adoração pode ser por meio de canções, ações solidárias, serviço voluntário, conduta bíblica, etc. 

3 – Qual a diferença entre louvor e adoração na igreja?

De acordo com alguns estudiosos bíblicos, o louvor pode ser feito de forma direta ou indireta, de maneira coletiva ou individual. Por exemplo, uma música pode não falar o nome de Deus, mas pode falar sobre a natureza, apreciando a criação. Também há os casos de músicas que falam sobre situações particulares como milagres ou experiências individuais. Estas podem servir de apoio há muitas pessoas na caminhada cristã, mas não são consideradas congregacionais, já que seu conteúdo nem sempre fará parte da realidade de todos os membros de uma igreja. Já a adoração tem foco único, neste caso, em Deus, e deve ser feita de maneira a “prestar um culto” consciente.  Partindo do indivíduo, que pertence a um coletivo e dirigida unicamente à Deus.

4 – O que são os Hinos Cristãos?

Um exemplo na música, de louvor e adoração são as músicas com textos que apontam as características do Senhor. Os chamados Hinos Cristãos têm, em suas letras, palavras de adoração direta ao seu foco de culto. Elogios sobre a pessoa de Deus preenchem as melodias dos hinos e podem ser cantadas por qualquer um que tenha o Senhor como centro de adoração. Nomeados como canções congregacionais, esse tipo de música tem grande inspiração em textos bíblicos e expressam a fé comum à igreja. Os hinos são entoados à séculos e, independente de estilo musical, tem apenas um objetivo: adorar ao Senhor.

5 – O que significa “gospel”?

O termo “gospel” teve origem no último século e sua tradução é “evangelho”, a expressão é o resultado da união de duas palavras inglesas God (Deus) + Spell (soletrar). 

6 – O que é Música Gospel?

O estilo musical vem das canções produzidas pelas congregações cristãs afro-americanas no início do séc. XX e hoje define grande parte das canções produzidas por artistas cristãos. A música gospel deu origem à diversas experimentações musicais e estilos apreciados no mundo todo como o jazz, o R&B e o soul. No Brasil, a “música gospel” é comumente interpretada como a música feita por artistas cristãos, desvinculando o termo do estilo musical originário e definindo-o como “nicho musical”.

7 – O que é Worship?

As canções em estilo Worship começaram a se popularizar no final dos anos 80 e tem grande influência nos estilos folk, pop e soul. Worship, do inglês, se traduz “adoração” e tem como principal característica a ambientação com sons constantes feitas pelos pedais de reverb em guitarras ou pads em teclados.

8 – Existe um estilo musical bíblico?

Estilos musicais estão muito vinculados à estéticas culturais, regionais e históricas. Se alguém quiser ser fiel às canções dos tempos bíblicos, precisará estudar música hebraica e comprar instrumentos de mais de 2.000 anos atrás. De acordo com estudiosos, a bíblia não especifica, nem direciona como devem ser os ritmos e melodias das canções. As únicas instruções são sobre seu conteúdo, que deve apontar para a glória do Senhor.

Prestar culto sempre requer um grau de excelência elevado. É como dar um presente, precisa ser o melhor. Quando homenageamos alguém, o fazemos com zelo e dedicação. Um coração sincero é muito precioso, mas as boas intenções são realmente apreciadas quando quem oferece, oferece o melhor que possui. Se a sua intenção é adorar a Deus com sua voz, pense antes em adorá-lo com tudo o que tem. Entregue sua vida, seu coração, seu tempo e dedicação.

Para cantar bem, diversas técnicas musicais devem ser estudadas e praticadas. E é por isso que muitos cantores procuram o Belas Artes Joinville para aprimorar sua técnica vocal. Na escola, os alunos podem aprender a cantar e desenvolver suas habilidades cantando o repertório de sua preferência. Muitos líderes e ministros de louvor tem alcançado seus objetivos em nossos cursos e ficamos felizes e gratos por fazer parte da história de pessoas tão especiais. Se você quer começar a aprimorar sua técnica vocal ainda hoje, conheça os nossos cursos e multiplique os tesouros que estão em você.

Técnica Vocal

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!