Fundamental na formação da maioria das bandas! Essa já seria uma boa motivação, mas aprender a tocar bateria vai muito além disso. Encontramos alguns benefícios para quem escolhe tocar esse instrumento. Acompanhe!
Mais concentração
Da mesma forma que os outros instrumentos musicais, tocar bateria influencia o desenvolvimento do cérebro melhorando a concentração, por exemplo. Um estudo do Karolinska Institutet (Estocolmo) aponta uma ligação entre a inteligência e boa percepção do tempo com parte do cérebro utilizada para solucionar problemas. Em crianças, inclusive, tocar auxilia na tarefa da leitura e aumento do QI (Quociente de inteligência), defendem alguns estudos da área.
Uma forma de buscar a disciplina
O comprometimento em aprender algo novo gera disciplina, consequentemente maior atenção aos detalhes e persistência. Isso tudo sem falar na terapia que tocar um instrumento proporciona. É um momento de focar a mente apenas na melodia e esvazia-la das dificuldades do dia-a-dia.
Menos estresse
A bateria ainda é considerada um ótimo tratamento para o estresse, fadiga, depressão, ansiedade, enxaqueca, distúrbios emocionais, entre inúmeras outras enfermidades, afirma uma pesquisa realizada na Pensilvânia. Também existe um estudo britânico que defende o exercício de tocar bateria como uma boa atividade física, podendo comparar ao mesmo esforço físico de um jogador em uma partida de futebol.
Exercite sua memória
Há relatos sobre os efeitos do ritmo no cérebro quando pesquisadores confirmam que experimentar um ritmo constante comprovadamente melhora a função cognitiva. Essa função é um meio de aquisição de conhecimento, que pode se dar pela memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas (planejamento e execução de atividades).
Pulso da banda
Quem nunca ouviu esse termo? A bateria é um instrumento de percussão formado, quase sempre, por caixa, bumbo, surdo, chimbau e pratos. O baterista é chamado de pulso da banda, pois é ele quem passa o ritmo aos outros integrantes e desta maneira os vários membros formam um corpo único: a banda. Concentração, resistência muscular e coordenação motora são algumas características atribuídas a esse profissional.
Não é pouco, viu?
Conhece mais algum ponto positivo de tocar bateria? Compartilhe sua experiência conosco.