Hobby em família: criando laços de amor!

Em clima de natal, nada melhor do que falar de hobby em família! No Belas Artes, temos o privilégio de ter famílias fazendo arte com a gente e entrevistamos três delas para contar um pouco sobre a experiência de ter um hobby em família. Confira!

Eduardo e Michele: parceiros de hobby

Entrevistamos os irmãos Eduardo (11 anos) e Michele (16 anos). O caçula da casa faz aula de violino e a mais velha, trompete. Os dois estão na escola há dois anos, mas o gosto pela música vem de família. Eles contam que desde pequenos tem contato com diversos instrumentos, e com orgulho, lembram que a música foi responsável por reabilitar o pai após uma lesão grave na mão.

Da família, hoje a mãe e os dois filhos são alunos do Belas Artes, mas são os adolescentes que fazem aula de prática de conjunto e apresentações juntos. Eduardo e Michele se divertem contando sobre os problemas de estudar na mesma sala: “eu tenho que brigar com ele, porque ele não faz as tarefas”, disse Michele em meio à risadas. Mas a implicância natural de irmão é superada pela parceria que a música traz, Michele diz que “a música une as pessoas”. E foi isso que a música tem feito com esses dois irmãos, que mesmo em fases e personalidades tão diferentes, se encontram nessa arte, para se divertir, estudar e fazer apresentações para a família. Aliás, os dois já estão a todo vapor ensaiando uma canção de natal para as festividades familiares.

Ao perguntar sobre o desejo de seguir carreira profissional, Eduardo responde: “eu quero ser jogador de futebol, mas música vai ser sempre um hobby pra mim”, o que difere de Michele, que leva o futebol como hobby e pretende tocar profissionalmente em orquestras fora do país.

Amanda e Lucas: formando uma família musical

Amanda (30 anos) e Lucas (35 anos) são casados há 9 anos e há 4 começaram a fazer aula de Técnica Vocal juntos. Os dois contam que ninguém da família é ligado com arte, mas que o interesse pela música sempre esteve dentro deles. Lucas descobriu os talentos da Amanda e foi quem a incentivou a começar a cantar. Depois de um tempo, também partiu dele a iniciativa de aprimorar suas habilidades em canto fazendo a matrícula dos dois em uma escola de música.

Ao longo desses anos estudando juntos, Amanda e Lucas descobriram um gosto musical em comum, apoio e suporte para os sonhos e hobbies e uma parceria ainda maior. Além de compartilhar as tarefas e exercícios que levam da sala de aula para casa, os dois incentivam um ao outro para continuar e se dedicar cada vez mais.

Desde que começaram as aulas de canto, muito da rotina dos dois mudou: a playlist de viagens, a lista de compras (que agora comporta microfones e instrumentos) e as programações de lazer, que sempre envolvem muita música. Ao perguntar sobre como será a rotina da família com filhos eles dizem: “música não vai faltar”. E já se deram conta de que estão implantando uma nova cultura familiar, já que não vieram de uma família musical, mas estão constituindo uma.

Lúcia e Júlia: amor de mãe pra filha

Na família de Lúcia (40 anos) e Júlia (11 anos), o gosto pela arte passou de mãe pra filha. As duas se mudaram para Joinville há dois anos, com a vida nova veio a vontade de investir num hobby. Lúcia começou a fazer os cursos de Violão Erudito e Violão Popular e logo matriculou a Júlia no curso de Ballet.

Mesmo não estudando juntas em sala de aula as duas acabam se cruzando nos projetos da escola que envolvem todos os cursos. No último espetáculo, Lúcia teve o prazer de tocar ao vivo enquanto Júlia dançava no palco do Teatro Juarez Machado, – a experiência rendeu boas emoções à família que assistia da platéia. Além da apresentação, os ensaios e os bastidores também foram locais comuns para mãe e filha, mas elas dizem que o que as aproxima mesmo é a rotina de aulas, onde uma consegue acompanhar o progresso da outra em sala de aula e nos estudos em casa. Elas contam que no apartamento em que moram, enquanto uma estuda o violão, a outra dança.

Histórias fofas, né? Para aquecer o coração e já ter um hobby para colocar nas metas de 2020. Cursos de arte são uma ótima opção para quem está procurando por um hobby para praticar em família, seja para casais, irmãos, primos ou pais e filhos.

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!