Fotografia: 10 dicas valiosas pra você!

As pessoas tiram fotos com suas câmeras o tempo todo, mas nem todo pode se dizer “fotógrafo”. Isto geralmente leva algumas pessoas a se interessarem pela fotografia e ir um nível além, tornando a prática em um hobby ou em uma carreira profissional. Ao mesmo tempo, as potenciais despesas e a grande quantidade de informações que você precisa adquirir podem ser impressionantes para qualquer aspirante a fotógrafo.

Então, qual é o primeiro passo a ser dado? Qualquer fotógrafo lhe dirá que não há um caminho único para entrar na fotografia. De fato, existem muitas maneiras pelas quais você pode iniciar sua jornada fotográfica. E não importa com qual dica você comece, desde que haja determinação, sua paixão e interesse definitivamente te levarão a crescer na área.

Deseja começar na fotografia? Aqui estão algumas dicas:

1. Encontre sua inspiração

Você gosta mais de retratos? Prefere imagens abstratas ou paisagens deslumbrantes? Talvez fotografia de eventos? Ou você simplesmente quer capturar todos os momentos e objetos que chamam sua atenção? Seja qual for sua motivação, segure-a e use-a como inspiração para crescer e seguir sua nova paixão.

Uma boa maneira de encontrar sua inspiração é descobrir o que você já gosta de fazer. Se você gosta de viajar, pode começar sendo um fotógrafo de viagens. Da mesma forma, se você gosta de esportes, pode experimentar a ação e a fotografia esportiva. Sinta-se livre para experimentar os diferentes tipos de fotografia!

2. Procure uma boa câmera

Depois de ter uma boa ideia do que você quer fotografar, a única outra coisa que você realmente precisa para começar a tirar essas incríveis fotos é uma boa câmera.

Os fotógrafos de hoje têm a sorte de ter uma grande variedade de câmeras a disposição no mercado. Apenas alguns anos atrás, havia uma lacuna significativa em termos de capacidade e preço entre as câmeras compactas e as câmeras mais profissionais.

Qualquer pessoa que esteja aprendendo fotografia pode comprar câmeras profissionais com um orçamento médio. Mas independente da escolha, é importante que você aprenda a usar sua câmera e que ela se encaixe no seu tipo de fotografia. Como dizem: “a melhor câmera é a que você tem com você”.

3. Pense na imagem

Na fotografia, obviamente é sempre qualidade acima da quantidade. Tirar centenas de fotos não fará um fotógrafo, especialmente se as fotos não forem bem pensadas. Antes de segurar a câmera perto do seu rosto e clicar no obturador, dedique alguns segundos para estudar a cena, focalizar adequadamente o assunto e enquadrar cuidadosamente a foto. Não basta tirar fotos de tudo, mantenha a simplicidade! Uma simples inclinação ou movimento da câmera para a direita é capaz de adicionar uma história e apelo emocional para uma foto. Portanto, use bem seu visor.

4. Use o modo manual

Falando em conhecer sua câmera, você realmente deve tirar o máximo proveito dos ganhos suados que gastou, superando seu medo do desconhecido e explorando o modo manual. Talvez seja necessário gastar ou investir muito tempo para entender melhor as funções e os recursos da câmera, especialmente o “triângulo da exposição” (abertura, velocidade do obturador e ISO), mas os resultados são recompensados ​​e aparecem nas suas fotos. O ajuste manual de suas configurações abre um novo mundo de possibilidades criativas e saídas de imagem. Se você deseja capturar fotos noturnas, com fundos desfocados e de tirar o fôlego, usar o modo manual é caminho.

5. Faça um curso

Você pode aprender muito em curso de fotografia, mesmo que não tenha uma câmera ou não tenha interesse em fotografia profissional. As aulas de fotografia ensinam tudo, desde configurações da câmera, regras de enquadramento até lições mais avançadas, como iluminação profissional e edição de fotos. Além de entrar no âmago da questão, oferece uma perspectiva totalmente nova de como tirar fotos e o que realmente torna uma foto visualmente atraente. É realmente a melhor opção para obter uma educação adequada e abrangente em fotografia.

6. Aprenda a “ler” a luz

Um dos fatores mais cruciais que podem fazer ou quebrar uma foto é a luz. Portanto, é importante que um fotógrafo aprenda como usá-la em seu benefício.

Você pode se contentar com a luz ambiente – como luz difusa do sol ou qualquer iluminação interna existente – para capturar imagens bem expostas. Mas adicionar fontes de luz ou aprender a posicionar o item a ser capturado pela câmera pode dar um toque e sensação diferentes às suas fotos.

Quando você está começando e ainda não tem acesso a luzes de estúdio e flashes profissionais, ajuda quando você “lê” a direção da luz e a manipula usando adereços como refletores e filtros de luz DIY para criar manualmente destaques, sombras e silhuetas bonitas em uma cena.

7. Seja ativo

A experiência é realmente o melhor professor. Você pode estudar e mexer com as configurações da câmera o quanto quiser, mas a única maneira de aprender a fotografar é levar a câmera para qualquer lugar e reservar tempo para fotografar. Afinal, qual a melhor maneira de praticar e aplicar o que aprendeu do que realmente sair por aí e tirar fotos? Você ficará surpreso com o quanto descobrirá sobre sua câmera e seus próprios recursos artísticos quando decidir colocá-la por perto durante o seu tempo livre e organizar atividades de filmagem com colegas amigos fotógrafos.

8. Vá no seu ritmo

Como em qualquer hobby ou profissão, aprendizado e crescimento levam tempo. Apressar-se para se tornar um profissional não apenas colocará uma pressão desnecessária sobre você, como também impedirá que você aproveite o que faz. Não se force a ser como outros fotógrafos mais avançados ou comprar equipamentos caros que você não poderá utilizar tão cedo. Dedique-se para aprender tudo o que puder, experimentar e até descobrir seu estilo de fotografia antes de querer ser reconhecido.

9. Invista em equipamentos

Depois de pegar o jeito de fotografar até mesmo com a câmera no modo manual, você poderá subir de nível e melhorar a qualidade de suas fotos com novos equipamentos. Por exemplo, se você deseja adicionar melhor foco ao objeto desejado e melhorar a qualidade do desfoque de fundo, invista em lentes de grande abertura. Além das lentes adicionais, flashes externos são bons para quando não há luz ambiente suficiente; um tripé prático para fotos mais convenientes em velocidades mais baixas do obturador; ou até um outra bateria, que permitirá que você tenha energia extra para sessões de fotos prolongadas.

10. Encontre um mentor

Além de encontrar sua inspiração (de nicho fotográfico), encontre algum fotógrafo que possa inspirá-lo. Essa pessoa pode ser um professor de oficina, um amigo ou qualquer pessoa que conheça e que fotografe há um bom tempo. Um mentor pode ensinar truques de câmera e fotografia, dar muitas dicas úteis, compartilhar experiências de aprendizado e responder a quaisquer perguntas que você possa ter para ajudá-lo a melhorar sua fotografia. Você pode até acompanhar o seu mentor, observar o ambiente de trabalho dele e como ele executa os disparos, e talvez até ajudar na execução de algumas tarefas de segundo tiro para ajudá-lo a ganhar mais experiência. Um dia, você também terá a honra de transmitir seu conhecimento e ser mentor de outro fotógrafo amador.

E aí? Com essas dicas ficou fácil, né? Que tal dar um passo além e se inscrever na próxima turma de fotografia do Belas Artes Joinville?

Fonte: ADORAMA
Tradução: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!

Resumo

Muitas pessoas tiram fotos com suas câmeras o tempo todo, mas nem todo pode se dizer “fotógrafo”. Para isso, são necessários conhecimentos e técnicas muito especiais. Deseja começar ou se aperfeiçoar na fotografia? Aqui estão algumas inspirações e dicas sobre técnicas e equipamentos.

Conheça também o PodCast do Belas

Siga-nos!

Posts Recentes