Exposição Didática Um Primitivo Presente

Exposição Luana Amaral

O QUE É ARTE?

Sempre procurei por esta resposta para explicar a minha paixão pelo o que faço, e dentre todos os livros que li, foi o dicionário Aurélio que me presenteou com a melhor resposta. As definições do dicionário são diversas, sendo a 9ª a que corresponde melhor meus pensamentos:

Artes liberais: aquelas em que o espírito toma maior parte que as mãos.

Deste modo podemos dizer que a arte tem a função de passar a nossa alma, o nosso espirito de forma concreta e material para algum tipo de suporte físico (papel, tela, madeira, argila, etc..). O artista funciona como um mensageiro, uma ponte, uma lanterna. A arte é comunicar os sentimentos e o que se viu em pensamento claramente como uma luz que se acende.

Desde os primórdios, a raça humana sempre sentiu necessidade de se expressar, ainda que no começo fosse com desenhos rupestres em cavernas, ilustrando cenas de caça e rituais. O tempo passou, nossa comunicação evoluiu, nossa sociedade se desenvolveu e encontramos ao longo de nossa história, vários exemplos da evolução da arte, desde pequenas peças escultóricas até grandiosos monumentos arquitetônicos, tudo é arte, tudo é a vontade que o homem tem de transpassar seus conhecimentos e o seu “eu” enquanto ser sensível.

Esta exposição, produzida pelos alunos de desenho e pintura do Conservatório Belas Artes, vem com o intuito de apresentar os objetos, costumes e crenças que o homem criou desde os primórdios até os dias de hoje, fazendo um comparativo dos elementos de como eles surgiram e o que se tornaram.

Luana Amaral

 

#belasartes #partedarte

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!