EXPOSIÇÃO DE ARTE – JAN M.O. NO CONSERVATÓRIO BELAS ARTES

INTERLÚDIOS PARA PISCAR DE OLHOS

“Interlúdio: Pequena peça musical de caráter improvisado executada para preencher o intervalo entre as partes de uma ópera.” Do lapso de um pestanejar de pálpebras como cortinas que intercalam os atos da própria vida. É nesta mudez diminuta onde os anseios tingem sons em interlúdios para piscar de olhos. Como o nome que da título a esta exposição, as obras que nela se apresentam são a tradução de melodias e miragens em forma de imagens breves. Onde, no intervalo de cada olhar atento, vigilante e racional, se encontra a fuga para a mais profunda razão expressa em composições visuais pelo artista. Neste processo, através de infinitos pontos em nanquim, percepções são retratadas, desde a nota pungente e longa de um violino numa semibreve a um solista que, de tão próximo ao seu instrumento, desaparece em meio à caixa oca de madeira de um violoncelo.

As técnicas utilizadas nas ilustrações das obras desta exposição de arte são a combinação do pontilhismo feito à nanquim, pintura com tinta spray através de camadas em stencil, e para fins complementares, acréscimos do uso de aquarela, marcadores e tinta acrílica sobre papel. Por tratar de obras referentes à música, cada ponto negro efetuado pela caneta sugere uma nota melódica como numa pauta musical. E da leitura desses pontos de forma ritmada pelo observador, surge diante aos seus olhos a imagem e conteúdo como uma partitura visual. Para dar as cores como num sopro de vida é utilizado o sopro enlatado e imediato da tinta spray que transfigura a forma sólida e concreta dos pontos monocromáticos. Neste processo, do começo ao fim de cada obra de arte, varia-se num período de dias a semanas em sua paciente execução.

A poética de Jam M.O. busca transferir reflexões e experimentações gráficas, empíricas e pessoais, de modo a contar uma história e traçar movimentos, seja pela reconstrução gráfica – e agora amórfica- ou ao reflexo e cumplicidade de sutilezas e ambiguidades.

A exposição de arte vai ocorrer na entre os dias 14 de agosto a 17 de Setembro no 1º andar do Conservatório Belas Artes de Joinville.

Abertura: 14 de Agosto as 20h00.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!