Diferenciais de um curso técnico e um curso profissionalizante

Diferenças de curso técnico e profissionalizante

“Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”. Quem nunca escutou isso e parou pra pensar no mundo de oportunidades que nos deparamos todos os dias? E quais são os tipos de formações na área que desejamos trabalhar?

Atuar no mundo das artes – como profissão – além da dedicação e disciplina, também exige formação na área de atuação. É interessante conhecer a diferença entre os níveis de formação, pois cada um irá oferecer um aporte necessário para determinada situação.

Curso profissionalizante

O curso profissionalizante: profissionaliza, forma e capacita o aluno durante sua realização, oferecendo recursos necessários para uma formação eficaz, tanto na parte teórica quanto prática. O profissionalizante se propõe em ensinar e aprender com tempo de sobra, são anos para o desenvolvimento do aluno até sua conclusão, fazendo com que o aluno tenha tempo suficiente para amadurecer em sua arte, seja seu instrumento, pincel, lápis ou corpo! É claro que alunos que se dedicam mais tempo de estudo evoluem mais rápido e podem concluir de forma mais rápida o curso profissionalizante, basta querer. Além disso diferentemente de um curso técnico, não é necessário ter ou estar cursando o Ensino Médio, ou seja, você pode iniciá-lo a qualquer momento. Muitos dos formandos do Belas Artes começarem apenas crianças e terminaram quando jovens!

Curso técnico

O técnico é um curso de nível médio entre a qualificação profissional e a graduação. Seu objetivo é capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos na arte escolhida, preparando o aluno para o mercado de trabalho. É um curso muito mais rápido se comparado ao profissionalizante, mas muito mais intensivo. No curso técnico, o aluno vivencia a arte necessariamente todos os dias da semana, e estuda várias áreas relacionadas a arte, além dela em si, como por exemplo a história, pedagogia, metodologia ou teoria. No técnico, o aluno vivencia uma nova dinâmica, diferente daquela experimentada no curso profissionalizante. Além disso, um dos propósitos é o acesso imediato ao mercado de trabalho, a oportunidade para atuar na área técnica após a formação. Para o ingresso no curso técnico, existem pré-requisitos que nos cursos de qualificação profissional não são necessários. Ele pode ser cursado junto ao Ensino Médio ou após sua conclusão. A obtenção do diploma do curso técnico só pode ser feita após a conclusão do Ensino Médio. O investimento vale muito a pena, tanto por parte do novo conhecimento, quanto para as novas oportunidades que irão surgir.

Dinâmica das aulas no curso técnico

As aulas acontecem diariamente e todas as disciplinas do curso são trabalhadas em conjunto, pois os professores realizam os planejamentos com base na interdisciplinaridade.

Por exemplo, os alunos do técnico em Música estudam a linguagem da música e aplicam diretamente ao instrumento escolhido, bem como a referência histórica das músicas estudadas. Criam e compõem musicalmente através da prática artística. Já no técnico em Teatro a vivência acontece por meio das técnicas da atuação e interpretação, técnicas vocais, entre outras.

O aprendizado acontece diretamente na prática artística e de conjunto, com a produção e montagem de um espetáculo onde o aluno poderá contar com todo um aporte pedagógico e teórico.

Na conclusão do curso, o TCC é o Projeto Integrador, onde os alunos abordam um tema, o problematizam e transformam em um espetáculo, que será avaliado conforme a cênica e musicalidade apresentadas.

Curso técnico x curso superior

O curso técnico oferece a oportunidade para o aluno poder se inserir no mercado de trabalho, dando aulas, entrando em uma companhia, se apresentando, tocando, além de ser um ótimo preparatório para o vestibular. Ele não possui uma qualificação a nível superior, a qual possui muito mais horas de aula e matérias, além de uma vasta gama de atividades a serem feitas. Entretanto é um grande passo para o aluno ingressar em uma faculdade.

O conhecimento é a porta de entrada para novas oportunidades, aproveite e venha realizar uma aula experimental conosco, conhecer nossos cursos e a dinâmica de nossas aulas.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!