Dicas para ser um guitarrista profissional

Saiba como ser um guitarrista profissional

Por trás de uma música que nos tira o fôlego ou nos proporciona todos os sentimentos possíveis, sempre existe um grande músico.

E falando de grandes musicistas, quem não se encanta com toda a técnica, habilidade, velocidade, estilo e presença de palco dos guitarristas? Jimi Hendrix, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, B.B. King, Chuck Berry, Pete Townshend, Jimmy Page, Keith Richards, Jeff Beck, entre outros, que fazem história com a união perfeita de todas essas características.

Mas, a pergunta que não quer calar: como ser um guitarrista profissional?

Bom, ser muito bom em algo requer dedicação e muito estudo, pois juntos eles elevam o domínio e o conhecimento. Quanto ao tempo que se leva para ser um profissional no ramo é relativo, já que o ponto chave é o desempenho empregado. Por exemplo, para um engenheiro, médico ou professor chegarem onde desejam eles precisam cumprir todos os seus afazeres como estudantes: leitura diária, pesquisas, tempo de estudo fixo ao dia, entre outras coisas… isso é o essencial e, claro, a chave para alcançar seus objetivos.

E é nesse ritmo que todo aquele que pretende ser um profissional na guitarra também deve seguir. Seja regrado quanto ao estudo, pois ele elevará seu nível a cada treino.

Pensando nisso, conversamos com nossos professores de Guitarra que trouxeram pontos importantes a todos aqueles que querem ser profissionais neste instrumento.

1. Se você quer ser um profissional, independente de qual área que escolher, o estudo é muito importante. O estudo teórico e prático deve ser realizado diariamente. A dedicação tem que ser constante.

2. Toque com seus amigos. Quando você ensaia ou toca com outras pessoas é como se você revisasse tudo o que vem estudando, seu cérebro armazena consistentemente todas as novas informações adquiridas. “Muita gente pode tocar muito bem sozinho em seu quarto, mas você fará mais progresso tocando com outras pessoas. Você não desenvolve um senso de ritmo tocando sozinho.” Gary Moore.

3. Aprenda a tocar as canções nota por nota, do começo ao fim. Esse exercício não só aumenta seu repertório, como também irá melhorar o seu foco, seu tempo (timing), e sua apreciação geral do que um guitarrista deve (ou não) tocar quando não está no centro das atenções.

4. Faça aulas particulares em instituições de ensino ou em Conservatórios de arte. Ter aulas com um professor não serve apenas para os iniciantes. Mesmo se você tiver um talento natural contar com um bom professor poderá sempre apontar no que você pode melhorar, ou ajudar a desenvolver melhor um estilo que você nunca imaginou que conseguisse evoluir.

5. Desacelere. Toque alguma coisa que você sabe que está no limite de sua capacidade técnica, e toque lentamente, dessa forma você chega à sua perfeição, assim você consegue tirar o máximo absoluto de cada nota.

6. Defina bons lugares para praticar. Quanto melhor e mais agradável for o ambiente no qual você irá gastar seu tempo treinando, mais você terá prazer em ficar lá.

7. Compre um metrônomo e utilize-o nas suas práticas.

8. Tente, pratique e domine as técnicas, isso é essencial para um bom guitarrista: partitura à primeira vista, palhetada alternada, string skipping (saltos de cordas), sweep picking, muting, thumb picking, dedilhados, oitavas, arpejos, acordes e as relações de escalas.

9. Utilize afinações diferentes.

10. Nunca ache que você sabe tudo. Após muito estudo, você chega a um nível de conhecimento que pode colocá-lo na sua zona de conforto, onde você sentirá que não há necessidade de aprender mais. Não caia nessa armadilha.

11. Pense antes de tocar. Estruture uma nova forma de praticar.

12. Feche os olhos ao tocar, isso auxilia na criação do mapa mental e ajuda na performance ao vivo.

E agora, preparado para se tornar ainda melhor? Pratique e vá em frente. Ser ou não um profissional na área depende totalmente da sua dedicação.
Aproveite e conheça nossos professores de guitarra e venha realizar uma aula experimental conosco.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!