Desenho Digital: Entenda o Mercado de Trabalho

Desenho Digital: Entenda o Mercado de Trabalho

O desenho digital é um tipo de arte gráfica feita a partir de processos digitais, utilizando softwares de computador e equipamentos eletrônicos especiais. Os artistas digitais são os responsáveis por atrelar arte à tecnologia e inovar o mercado de ilustrações constantemente.

O mercado de arte digital pode não ser popularmente conhecido, mas tem crescido cada vez mais e seus resultados estão em todos os lugares. Os desenhos digitais podem ser encontrados em banners de lojas, em panfletos, na televisão, em clipes animados, nos conhecidos desenhos em quadrinhos e em tantas outras plataformas.

A demanda por profissionais qualificados cresce, assim como a procura por qualificação específica. Por isso, esse texto contém informações valiosas para quem quer entender melhor o mercado de desenho digital e as características do artista digital:

 

A Arte Digital


O desenho, uma arte milenar, já passou por muitas transições históricas e não ficaria de fora da revolução tecnológica dos últimos tempos. A arte digital tem recursos que evoluem todos os dias e é um grande passo da arte no mundo globalizado. Ilustrações tradicionais, feitas no papel, ainda tem o seu grande valor, mas é fato que a digitalização tem tomado o mercado em proporções consideráveis.

Apesar de usar das técnicas tradicionais da pintura e do desenho tradicional, a arte digital tem a vantagem do tempo. As obras feitas digitalmente contam com recursos tecnológicos que facilitam o trabalho do artista, como o fato de não precisar esperar a tinta secar ou poder apagar pequenos erros com um “Ctrl+z”.

Outra facilidade do desenho digital é que o artista pode trabalhar em home office, no conforto de casa ou de onde mais possa estar com seu computador, enviando seus trabalhos aos clientes de qualquer lugar do mundo, em apenas um clique.

Mercado Internacional X Mercado Nacional


O mercado brasileiro de desenho digital está crescendo em termos quantitativos, mas ainda busca por artistas qualificados técnica e artisticamente. Outra opção de trabalho é no mercado internacional, que acaba por ser mais competitivo, mas não impossível para quem realmente quer e se capacita para isso. De todo modo, seja dentro ou fora do país, o esforço para conquistar o mercado deve ser grande, investindo em um curso de desenho digital e estudos para aperfeiçoamento constante.

Conquistando O Mercado


Para conquistar o mercado de trabalho nessa área é necessário, antes de tudo, definir qual segmento do mercado você quer atingir. Assim como nas ilustrações tradicionais, há diversas linhas de trabalho que podem ser seguidas.

Ilustrar card games, capas de livros, gráficos de vídeo games, peças publicitárias, estampas de tecidos e várias outras coisas são as opções pro artista digital, que além de escolher o segmento de mercado, também deve identificar sua linha técnica como artista.

A partir desta escolha, o artista deve fazer um portfólio específico para o segmento. Outra dica importante, é procurar artistas que você se identifique para ter como referência de trabalho.

(imagem)

O mercado de arte digital atua, em sua maioria, sob demanda, então é importante estar sempre com o portfólio renovado e enviá-lo com frequência às empresas. Produzir trabalhos pessoais também é necessário a quem está procurando por empregos, fazendo os desenhos como se fosse para um trabalho profissional e arquivando para uso no portfólio.

O Artista Digital


O artista digital precisa estar sempre atualizado e ser um observador das artes, seja de museus, galerias ou materiais publicitários. Proatividade e criatividade são duas características importantes para qualquer profissional, e quem trabalha com arte digital não fica de fora.

É importante estar sempre atento às necessidades do mercado e adequar suas habilidades para suprir as demandas que surgirem. Estar em constante aperfeiçoamento, estudando e pesquisando novas ferramentas e recursos se torna ainda mais necessário a quem trabalha diretamente com arte e tecnologia, por isso é importante buscar meios que facilitem esses processos.

O Belas Artes Joinville oferece cursos de Desenho Digital, além de ter cursos como desenho e pintura tradicionais, que podem ser um primeiro passo para começar a trabalhar com a arte digital. Para mais informações sobre o curso de Desenho Digital, clique aqui.


Belas Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!

Não estamos online no momento. Mas fique a vontade para nos enviar uma mensagem!

Ótimo! Agora escreva a sua dúvida!

Clique ENTER para enviar!