Curso Online vs Presencial: quais as diferenças?

Em tempos de isolamento social e rotinas adaptadas, o baque do distanciamento se deu, principalmente, no setor educacional. Escolas fecharam as portas em todo o país e fizeram abrir milhares de janelas virtuais. Mas a adaptação nem sempre é tão fácil e a pergunta que não quer calar é: 

“Quais são as diferenças entre curso online e presencial?”

Para alunos que sempre estudaram em salas de aula tradicionais, a transição para a sala de aula virtual pode requerer alguns ajustes. E as dúvidas são diversas, incluindo questões sobre comunicação, ambiente e aprendizado. Pode parecer “um bicho de sete cabeças”, mas, em alguns aspectos, cursos online podem ser tão eficientes quanto os presenciais. Por isso, vamos primeiro às semelhanças. Afinal, todo novo conhecimento parte de relações com experiências anteriores. 

Semelhanças entre curso online e curso presencial:

De muitas maneiras, um curso online é semelhante a um curso presencial. Afinal, o objetivo das aulas online é o mesmo dos cursos presenciais: que os alunos desenvolvam suas técnicas e obtenham vasto conhecimento na área de estudo escolhida. Como nos cursos presenciais, as aulas online também recebem acompanhamento pedagógico e o sistema de feedback e avaliação permanece com a mesma importância. Também como nos cursos presenciais, a participação ativa do aluno conta e pode influenciar no desempenho ao longo do curso. Além disso, o contato com o professor, o networking com outros estudantes, o acesso à conteúdo pedagógico e o programa educacional continuam acessíveis e essenciais. É claro que, assim como na natureza as condições climáticas influenciam no desenvolvimento de determinados tipos de flora e fauna, na educação o ambiente escolar influencia no desenvolvimento do aluno. É a partir dessa premissa que partimos para as diferenças entre o aprendizado online e presencial e a adaptação do aluno neste meio.

Diferenças entre curso online e curso presencial:

Mesmo com todos os recursos de comunicação disponíveis em dispositivos e aplicativos, um estudo da Kent State University revelou que muitos estudantes de curso online tem dificuldade de interagir com os professores. Segundo o jornal The New York Times, fatores como falta de engajamento e sentimentos de isolamento e estranhamento estão entre os maiores desafios que os alunos online enfrentam. Embora o papel do professor seja educar os alunos e avaliar seu trabalho e sua compreensão do material do curso, as interações que os alunos mantêm com os professores são muito diferentes. Em vez de encontrar um professor pessoalmente ao longo do semestre, os alunos recebem e enviam tarefas por meio da plataforma de aprendizado virtual. Sua principal comunicação com os professores é por email ou por meio de bate-papos e fóruns na plataforma da sala de aula virtual. Esse tipo de via acaba sendo pouco atrativa e a espera pelo retorno acaba sendo um fator de bloqueio na hora da comunicação.

Para compensar a falta de interação “cara a cara”, há algumas opções de curso online que são interativos e ao vivo. Assim, os alunos participam de discussões online em sala de aula, publicando suas idéias e reações ao material do curso em fóruns, e podem ser classificados em suas postagens. Em algumas aulas online, os alunos podem até trabalhar em projetos de grupo juntos. Para se tornarem mais prontamente disponíveis para os alunos que precisam de ajuda ou têm dúvidas, alguns instrutores online se comunicam através de sites de mídia social, como o Facebook e o Twitter.

Com o acesso à tecnologias fáceis e intuitivas, ajustar-se à experiência da sala de aula virtual não é um desafio no quesito funcional e prático da questão. As barreiras estão em aceitar um novo estilo de aprendizado. Nos cursos online, os alunos devem ser motivados e auto disciplinados. A flexibilidade proposta por cursos online acabam sendo uma desvantagem para aqueles que ainda não conseguiram conciliar educação e liberdade. Nos cursos online os alunos devem concluir suas tarefas sem a presença ativa do professor, encontrando um caminho de bem-estar e realização no aprendizado. Sendo assim, os alunos que adotam os componentes interativos dos cursos online podem achar que a sala de aula virtual não é tão diferente da sala de aula tradicional quanto eles esperavam. E alunos presenciais disciplinados e dedicados podem se adaptar facilmente nos dois ambientes.

No Belas Artes Joinville, temos as duas opções de curso: online e presencial. Aqui, você pode escolher como quer aprender com a certeza de que terá acesso à conteúdos de qualidade, professores atenciosos, acompanhamento pedagógico individual e experiências artísticas diversas. Quer se aventurar no mundo da arte? Escolha o Belas Artes Joinville e experimente um mundo de possibilidades para o aprendizado!

Tradução e adaptação: Heloiza Castro

Artigo original: Best CollegesWhat Are the Differences between a Virtual Classroom and a Traditional Classroom?

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!