Como tirar fotos melhores?

Citando o fotógrafo, arquiteto e um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB), “fotografar é um exercício de ver, não só de olhar”. Além da capacitação indicada para a produção de fotos, o feeling pode fazer a diferença. Sabe aquele comentário super espontâneo: Uau!! Que baita foto daria esse lugar!! Essa é uma frase típica de quem está realmente vendo algo a mais, não apenas “enxergando”.

Quando alguém percebe o potencial em uma paisagem, ação ou momento do cotidiano e já pensa em eternizar através de uma imagem, levando em consideração mais algumas dicas, possivelmente essa será uma bela foto. Pode-se pensar então: “Mas se já tenho o motivo da foto e também uma câmera fotográfica, o que mais deveria saber para alcançar o melhor resultado?”. Vamos lá então!

Dicas para a preparação da foto

Mesmo com um cenário interessante muitas vezes é na composição desta cena que o belo se concretiza. Enquadrar elementos do meio-ambiente, pessoas, céu, mar, enfim, deixar o elemento em 1º plano ou desfocado como fundo mesmo irá trazer resultados fantásticos. E não se preocupe em centralizar! Aprenda a enaltecer o foco principal da imagem utilizado cantos, por exemplo. Acaba saindo do padrão e traz uma nova maneira de fotografar.

Independente da lente que será usada a luz é um fator primordial e ela pode ser definida em quantidade e qualidade. A luz das primeiras horas da manhã, por exemplo, é mais leve e deixa as fotos externas com uma excelente iluminação. Tenha cuidado quando fotografar elementos ou pessoas contra a luz, pois pode escurecer o que está sendo fotografado.

Sabe aquele dia lindo de sol e céu de brigadeiro para fotografar na praia? Então, se aguardarmos o sol baixar ao invés de clicar no meio da tarde a chance de uma melhor qualidade é bastante grande. Com o sol no horizonte a luz fica mais laranja e este cenário propicia uma sensação de aconchego e paz, agradável e harmônica aos olhos.

Algumas câmeras oferecem a tecla HDR (High Dynamic Range, o que seria em português algo como grande alcance dinâmico ou alto alcance dinâmico). O uso desse aparato pode gerar fotografias mais nítidas, pois tem melhor equilíbrio entre as zonas claras e escuras da imagem.

Ao contrário do que possa parecer o zoom pode ser solução para um registro mais amador da fotografia, porém dificilmente terá bom resultado na revelação desta imagem.

Truque final

Uma parte dos fotógrafos profissionais considera desnecessário fazer uso de aplicativos para tratar a foto. No entanto, outros já perceberam que podem valorizar ainda mais o seu trabalho se valendo de recursos assim. Entre os apps está o Snapseed, gratuito e disponível para Android e IOS. Com ele é possível regular brilho, contraste, saturação, iluminação, filtros entre outros.

Vale a pena conferir! Faça suas próximas fotos usando essas dicas e volte aqui para contar o resultado.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!