Como montar uma banda?

Alguns artistas preferem seguir carreira solo, mas se você pretende compartilhar da música e quer montar uma banda, seja ela de rock, pop, sertanejo, forró, choro ou qualquer outro gênero musical, se liga nas dicas de como montar uma banda que temos para dar!

Afinidade

Procure músicos com que compartilhem de gostos musicais parecidos com os seus, mas não iguais. Não é bom que as opiniões sejam extremamente diferentes, mas também não tão iguais, pois é sempre bom ter várias referências para o crescimento musical da banda. Aliás, referências são algo muito importante, elas fazem parte da identidade da banda.

Proposta

Se você não sabe por que está criando uma banda, comece a pensar! É importante que todos os integrantes saibam e estejam de acordo com o que a banda quer fazer, se é apenas por hobby, por gostar muito de uma banda e querer fazer cover, só para se divertir e tocar por aí ou para realmente virar uma profissão, ter renome e alcançar muitas pessoas.

Ensaios e mais ensaios

Para que a banda esteja em sintonia é preciso ensaiar muito! Não precisa necessariamente ser em um estúdio pago com vários equipamentos, você pode fazer isso na sua garagem, sala, quarto, na casa de um amigo ou qualquer outro lugar possível, só cuidado para não incomodar (tanto) os vizinhos. Também é muito importante que a cada membro da banda treine bastante seu instrumento individualmente!

Um som com sua cara

Seja original! Na hora de compor ou tocar, procure descobrir qual a identidade musical da banda, as referências. Mesmo que as tendências mudem, os shows mudem, a banda sempre terá um estilo próprio. É muito fácil identificar uma música do U2, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay ou outras bandas globais pois cada um tem seu jeito próprio, sua cara!

Promova sua banda

Hoje é muito fácil criar um Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Soundcloud e o mais importante, um site. Leva minutos apenas, além de pode fazer sua banda aparecer para o mundo todo. Também é importante no começo disponibilizar suas músicas online, para criar visibilidade para sua banda.

Agora é tirar a ideia do papel e procurar os amigos, compor, ensaiar e tocar! Gostou das dicas? Deixe nos comentários sua opinião ou experiência em montar uma banda!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!