Como é a musicalização para adultos?

musicalização a adultos apresentação conservatório belas artes

Quais os benefícios? Pra que serve, por que é necessário? Saiba estas e outras informações neste texto que fizemos para te ajudar a descobrir a musicalização. 🙂

Muitos adultos adoram música, entretanto, dizem não ter dom, habilidades para aprender a tocar algum instrumento ou mesmo cantar, o que não é verdade. Qualquer pessoa pode aprender estes dons.

O que é musicalização?

Musicalizar é dar ao outro as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem musical, é por meio da ação de jogos musicais, trilhas sonoras musicadas, canto, rítmica coletiva, tocando instrumentos percussivos e melódicos e, posteriormente, ajudar na escolha do instrumento de preferência, para então se dedicar mais profundamente. Em outras palavras, musicalizar é despertar e desenvolver o gosto pela música.

Quais são os benefícios?

A música por si só oferece bem-estar, crescimento de potencialidades, desenvolvimento da equação pessoal, amplia a dimensão da consciência da linguagem e, com seus múltiplos sentidos, interage diretamente com nossa mente e nossas emoções.

A Musicalização para Adultos tem o papel de construir, despertar, desenvolver e estimular o conhecimento musical e assim contribuir com a formação do ser humano. Ela desenvolve e aperfeiçoa a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, contribui com a interação social (o contato com o outro), a expressividade, trabalhos estéticos (reflexão) sobre a música e suas ações, além do fazer artístico cultural.

Como são as aulas de musicalização?

O Conservatório Belas Artes tem como proposta ensinar e acompanhar este aprendizado. A musicalização acontece através de intervenções por meio de aulas didáticas e práticas, juntamente com o canto, percussão e outros instrumentos que propiciam a musicalização e diversas sonoridades.

Assim como na Musicalização Infantil, a Musicalização para Adultos irá imergir o adulto no mundo da música, a diferença entre ambos é que com os adultos o trabalho realizado em sala não será tão lúdico como o infantil, assim o curso é mais direto e prático.

Por que escolher musicalização?

A musicalização é o start para aqueles que querem aprender as teorias musicais, aos que possuem alguma dúvida na escolha do instrumento individual ou que desejam conhecer outros instrumentos. Durante as aulas, o adulto terá contato com uma série de instrumentos, sendo eles: sopro, percussão, teclas, cordas e o instrumento vocal. O adulto que tem alguma dúvida quanto à escolha do instrumento individual, inconscientemente será auxiliado ao decorrer do curso.

A escolha de um instrumento acontece por identificação, preferência musical e por sonoridade, pois cada instrumento tem um potencial único, que unido com outros instrumentos e suas particularidades tornam-se indescritíveis a palavras, mas possivelmente compreendido pelas emoções.

No dia 29 de agosto às 19h, acontecerá um aulão gratuito de musicalização para adultos no Conservatório Belas Artes. Sugerimos que você venha participar, se inscreva clicando aqui!

 

aulao experimental de musicalização para adultos

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!