Um dos melhores instrumentos do mundo não precisa ser comprado, não é guardado em cases e não é uma preocupação na hora dos transportes. Esse instrumento tão especial está dentro de você. E como falamos no último post, cantar não é um dom, todo mundo pode cantar! Mas a pergunta da vez é: se todo mundo pode cantar, porque muitas pessoas cantam mal? Pode ser engraçado, mas a maioria das pessoas acha que cantar afinado é tão fácil quanto emitir sons, como alguém que passa as mãos em um violão desafinado e acha que está tocando uma bela melodia no respeitado instrumento de cordas. Não, para cantar, você vai precisar de treino e dedicação. Se você quer saber como cantar bem, aqui vão 5 dicas:

  1. Cuide da saúde da sua voz
  2. Fortaleça e alongue sua musculatura vocal
  3. Encontre seu estilo
  4. Conheça seus limites e possibilidades
  5. Pare e escute

A voz não é pesada, cara ou de difícil transporte como um piano, mas não significa que você está isento das manutenções, afinações e treinamentos. Apesar das facilidades, a voz é o instrumento que mais precisa de cuidados, afinal, você não encontrará outra em uma loja. Cantar “mal”, desafinado ou sem a técnica correta pode causar danos fisiológicos. Cantar bem vai além da estética, tem a ver com cuidar da sua voz e do seu corpo e da sua mente. Você pode não ter nascido com o timbre de voz da Beyoncé ou com a potência do Andrea Bocelli, mas pode desenvolver técnicas vocais que permitirão um canto afinado, agradável e, antes de tudo, saudável. 

SAÚDE VOCAL

A primeira dica é aderir a hábitos saudáveis, cuidando da alimentação diariamente, fazendo exercícios físicos e vocais, evitando alimentos como laticínios, chocolates, doces e refrigerantes antes de cantar e evitar hábitos negativos como o pigarro (“coçar a garganta”). Atenção aos aquecimentos e desaquecimentos vocais. Relaxar o trato vocal corretamente após o canto é tão importante quanto aquecê-lo antes do uso.

Esse post pode te ajudar a começar uma rotina de exercícios vocais: Aquecimento Vocal: Você precisa cuidar da sua voz!.

FORTALECIMENTO

Imagine você, na frente do espelho admirando seus músculos… belos músculos vocais! Isso mesmo, nada de bíceps, tríceps ou um abdômen com gominhos, um bom cantor preza pela musculatura do diafragma, pelo fortalecimento das pregas vocais e pela flexibilidade do maxilar. Brincadeiras à parte, mesmo que esses músculos não sejam tão visíveis,  fortalecer e o alongar é possível e necessário. Exercícios diários ou semanais (depende da demanda exercida sobre a sua voz), podem ajudar você a conquistar uma boa forma para o canto.

ENCONTRE SEU ESTILO

Ainda que 98,5% da população possa cantar (leia mais no post), nem todos podem cantar na mesma extensão ou no mesmo estilo musical. Você já pode ter ouvido alguém cantando algumas vezes e percebeu que em certas ocasiões a pessoa cantava melhor ou pior. Entre muitos fatores, a extensão vocal e o timbre de voz são os que precisam ser avaliados no momento de escolher uma música para cantar. Isso não quer dizer que você não pode cantar a música da sua banda preferida, mas que terá que adaptar a canção à sua realidade se quiser cantar bem.

AUTOCONSCIÊNCIA

Para realizar qualquer desafio, teremos que superar medos, obstáculos e até alguns desconfortos, mas não faça nada que te traga dor! É importante que um bom cantor não machuque seu instrumento, antes, cuide dele e respeite seus limites. Se você sente dor na garganta ao cantar uma música, tente mudar a tonalidade ou escolher uma que seja mais confortável para o seu tipo de voz. Caso a dor continue, procure a ajuda de um profissional. 

Conhecendo seus limites e possibilidades você encontra caminhos para cantar bem, confortavelmente, de maneira saudável e responsável. No momento do canto, perceba sua postura, desenvolva consciência corporal, escute sua voz e corrija rapidamente seus erros.

BOAS REFERÊNCIAS

Apreciação musical é indispensável para qualquer musicista. Parar para escutar música e ter boas referências é importante para construir um padrão estético na sua mente. Mas nesses momentos, não cante junto. Pare e escute! Ouça a música e preste atenção nos detalhes, seja a música instrumental ou cantada. Quando assistir a vídeos de show ou música ao vivo fique atento ao corpo do cantor e a sua postura na hora de cantar, o modo como movimenta a boca, os momentos em que respira, tudo isso pode te ajudar a cantar bem. Uma sugestão é gravar a sua voz ao cantar sozinho e escutar depois. Escute somente a sua voz uma vez e, depois, escute comparando com a música original. O que precisa ser corrigido? Como você pode cantar melhor? Exercícios de apreciação e percepção musical vão te ajudar a cantar cada vez melhor.

Gostou das dicas? Vá além e matricule-se em um curso de técnica vocal. Profissionais de renome como a Beyoncé e o Andrea Bocelli fazem aulas de técnica vocal regularmente porque entenderam que precisam de prática e disciplina para ter sucesso na hora de cantar.

Quer conhecer mais sobre os cursos online e presenciais de técnica vocal do Belas Artes Joinville? Entre em contato!

Técnica Vocal

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!