Como afinar Ukulele

Já ouviu uma música boa se tornar ruim quando tocada em um instrumento desafinado? Muitos musicistas amadores ou iniciantes acabam cometendo esse erro: compram um bom instrumento, aprendem a digitação dos acordes, dedilham bem, mas o som que produzem não condiz com a qualidade esperada. Não prestar atenção na afinação do seu instrumento pode comprometer toda a performance, e mesmo um instrumento acessível e descomplicado como o Ukulele, pode sofrer deste mal. Mas não se preocupe, a afinação correta do ukulele levará alguns minutos e pode ser mais simples do que você pensa. Leia nosso conteúdo completo e aprenda como afinar seu Ukulele.

O que muitas pessoas não sabem é que os instrumentos precisam ser afinados com regularidade. Condições climáticas, iluminação e características do ambiente de armazenamento podem interferir na qualidade das cordas e do corpo do instrumento, causando a desafinação. Portanto, é sempre importante verificar se o instrumento está afinado antes de começar a tocar, mesmo que tenha afinado há pouco tempo. A durabilidade da afinação pode variar de instrumento para instrumento, dependendo do material, da marca e das condições de armazenamento/transporte.

O que é afinação?

A afinação é o processo de comparação entre um som “base” e um equivalente. Assim como na matemática há termos universais que definem o número 1 como número 1, na música, um dó, é um dó. Cada nota possui um som específico e, para estar afinado, instrumentos, vocais e equipamentos devem reproduzir o som como tal. 

Como saber se um instrumento está afinado?

Para saber se um instrumento está afinado, basta compará-lo com os sons corretos. Você deve tocar o seu instrumento e verificar se o som emitido bate com os de referência. Caso não esteja, a afinação deve ocorrer manualmente, diminuindo ou aumentando a tensão das cordas.

O que usar de referência para afinar um ukulele?

Para comparar e corrigir o som do seu instrumento você pode usar acessórios de afinação, que podem já estar acoplados ao seu Ukulele ou pode ser adquirido separadamente. Há também aplicativos de celular ou sites que podem ser usados indicar a afinação correta. Além destas opções, você pode fazer a afinação a partir da referência de outro instrumento ou “de ouvido”.

O que é a Afinação de Ouvido?

Há muitos anos, musicistas experientes afinam seus instrumentos “de ouvido”, verificando a tonalidade correta de acordo com a tensão das cordas. Quem faz a afinação “de ouvido”, deve ter conhecimento, experiência e, o chamado, “ouvido musical”. Este “ouvido especial”, é treinado e sabe, por memória e percepção, o som correto que deve ser produzido pelo instrumento. Muitas pessoas desenvolvem a habilidade com o tempo e a experiência na música, mas mesmo alguns exímios profissionais podem ter dificuldade para acertar rapidamente a afinação dos instrumentos. Para facilitar este processo, há diversos acessórios, aplicativos e sites que, ao captar o som do seu instrumento, analisa e indica a necessidade de afinação.

Usando apps e equipamentos: Cromático vs Diapasão

Na afinação cromática, o microfone do aparelho é acionado, captando o som emitido pelo instrumento ao ser tocado e indicando a afinação necessária. No processo de diapasão, o aparelho emite um som de referência, o som correto, e você deve afinar o ukulele até alcançar o som equivalente. Para afinação em geral, há o Afinador Cifra Club, o GuitarTuna, o Fender Tune, o Pro Guitar Tuner e o CF tune. Para afinar o Ukulele especificamente, você pode usar o UkeBuddy.

Qual é a afinação padrão do Ukulele?

Os Ukulele soprano, tenor e concert possuem a afinação em C, ou seja, em Dó (G (sol) – C (dó) – E (mi) – A (lá)). O Ukulele barítono tem a afinação em G, ou seja, em Sol (D (ré) – G (sol) – B (si) – E (mi)).

Como afinar o ukulele?

  1. Toque 1 corda sem pressionar em nenhum dos trastes. 
  2. Verifique no afinador qual é o som emitido.
  3. Caso não corresponda a nota correta, ajuste a respectiva tarracha afrouxando ou tensionando a corda em questão, mas cuidado para não tensionar demais as cordas, elas podem arrebentar.
  4. Repita o processo com todas as cordas.

Gostou das dicas? Aprenda a afinar na prática e a tocar o instrumento com qualidade e técnica no nosso curso de Ukulele. Além de fazer o curso do instrumento que você ama, você aprende música de maneira prazerosa e eficiente, na melhor escola de artes!

Curso de Ukulele

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!