Benefícios da arte para todas as idades

Fazer arte é coisa de criança e também de adolescente, de adulto e de idoso. Não é a toa que existem diversas opções de atividades artísticas para todas as faixas etárias. Fizemos tabelas informativas para cada fase, contendo os cursos indicados e os benefícios que podem trazer à quem pratica:

Fazer arte é coisa de criança e também de adolescente, de adulto e de idoso. Não é a toa que existem diversas opções de atividades artísticas para todas as faixas etárias. Listamos os cursos mais indicados para cada fase, e os benefícios que podem trazer a quem pratica. Continue lendo e aprenda!

Infância

A infância é uma fase incrível para inserir o aprendizado da arte, pois os benefícios da prática podem se estender por toda a vida. Algumas opções são:

Musicalização a bebês

A música pode estimular a mente dos pequenos desde o ventre materno. Quando a criança nasce, ela já pode ter contato com sons, ritmos e notas musicais, estimulando a fala, musicalidade, memória e coordenação motora.

Musicalização na infância

Música na infância não é sinônimo de bagunça e barulho! Quando praticada dos 2 aos 6 anos, essa modalidade artística pode desenvolver habilidades especiais, como consciência corporal, musicalidade, ritmo, criatividade, expressividade, lógica, memória e coordenação motora ampla e fina.

Baby Class

Esse curso de ballet infantil oferece atividades que estimulam o desenvolvimento físico e mental, o que é ideal para crianças dos 3 aos 6 anos. As principais habilidades desenvolvidas são a coordenação motora, consciência corporal, criatividade, relações interpessoais, musicalidade e disciplina.

Desenho

Criança fazendo arte pode ser muito mais que desenhos com giz de cera nas paredes ou riscos de canetinha nas almofadas da sala. Os pais acabam sempre pensando em ballet ou música como atividade artística pros pequenos, mas por que não o desenho?

Essa modalidade pode ser aplicada dos 4 aos 9 anos, desenvolvendo coordenação motora fina, expressividade, observação, criatividade e senso crítico.

Teatro

Crianças são criativas, mesmo as mais tímidas. E é nesta fase, principalmente dos 4 aos 12 anos, que sua personalidade e desenvoltura podem ser definidas. O Teatro pode ajudar na evolução da expressão vocal, facial e corporal, criatividade, desinibição e dicção.

Instrumentalização

Dos 7 anos 9 anos, as crianças já podem começar a escolher seus instrumentos e o encanto pela música se torna cada vez maior. A instrumentalização na infância auxilia o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, consciência corporal, musicalidade, ritmo, criatividade, expressividade, lógica e memória.

Ballet

Atividades físicas são muito importantes na infância, mas nem tudo agrada os pequenos. Unir arte com exercícios corporais é o que o ballet faz. Quando praticado entre os 7 e 12 anos, essa dança contribui na coordenação motora, consciência corporal, criatividade, relações interpessoais, musicalidade e disciplina.

Adolescência

Durante essa fase de amadurecimento, alguns cursos de artes podem ser essenciais para que o aluno compreenda sua identidade e virtudes.

Desenho

Desenhar na adolescência pode ser uma saída para que esses jovens artistas consigam expressar suas ideias e emoções. Essa atividade pode ser praticada desde os 9 anos e aumenta a coordenação motora fina, expressividade, observação, percepção visual, criatividade e senso crítico.

Música (instrumentos)

Rock, Pop, Gospel, MPB ou até canções autorais… A música está presente na adolescência e faz parte dessa fase cheia de emoções e descobertas. Aprender a tocar um instrumento também ajuda a coordenação motora ampla e fina, consciência corporal, musicalidade, ritmo, criatividade, expressividade, lógica e memória.

Danças Urbanas

Quem não ama dançar no ritmo da música? As batidas das danças urbanas encantam os adolescentes e jovens, dando a sensação de liberdade e ajudando a formar uma identidade. As danças urbanas podem ser praticadas a partir dos 10 anos, e os benefícios incluem condicionamento físico, fortalecimento muscular, liberação de serotonina e endorfina, disciplina, autoestima, expressividade, ritmo e coordenação motora.

Teatro

Porque querem ser atores de TV ou para lidar com a timidez. Seja qual for o motivo, fazer teatro nesta idade é uma boa pedida para qualquer um que quer descobrir a si mesmo e o mundo a sua volta. Essa arte ajuda na expressão vocal, facial e corporal, criatividade, desinibição, dicção, observação e relações interpessoais.

Desenho Digital

Arte e inovação sempre estiveram juntas, e os avanços tecnológicos podem contribuir para que a arte seja aproveitada também nas plataformas digitais. A partir dos 15 anos já se pode praticar algum curso de Desenho Digital e aumentar algumas habilidades, como coordenação motora fina, expressividade, observação, percepção visual, criatividade e senso crítico.

Fase adulta

Na fase adulta, também é possível aderir ao estudo das artes! Conheça algumas modalidades e benefícios:

Danças Cênicas

“Dançar, dançar, dançar e ser feliz”, estamos na cidade da dança e, aqui, todo mundo pode ser feliz dançando! É uma ótima opção pra quem quer fazer exercícios físicos e não gosta de academia.

As danças cênicas contribuem na queima de calorias, condicionamento físico, fortalecimento da musculatura corporal, liberação de serotonina e endorfina, disciplina, melhora da autoestima, ritmo, flexibilidade e coordenação motora.

Música (instrumentos)

Tirar um tempo pro hobby é uma escolha muito sábia, todo mundo precisa parar para fazer o que gosta. E para os que já estão avançados na música, os cursos avançados são perfeitos. Aprender a tocar um instrumento melhora a coordenação motora, consciência corporal, ritmo, criatividade, expressividade, lógica e memória.

Teatro

Adultos também podem realizar o sonho de infância e ir pro palco! E mesmo que seja um desejo atual, praticar teatro muda a vida de quem escolheu essa arte. A expressão vocal, facial e corporal, criatividade, desinibição e oratória são habilidades que o Teatro ajuda a florescer. 

Fotografia

Seja por hobby ou interesse profissional, os cursos de fotografia garantem um excelente aprendizado prático. Estudar fotografia contribui no desenvolvimento da coordenação motora fina, expressividade, observação, percepção visual, criatividade e senso crítico.

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos são pra quem já está inserido na vida teatral ou musical e deseja aprimorar suas técnicas. Essa modalidade permite ao aluno aprofundar seus conhecimentos, fazer conexões com colegas da área, ter experiências artísticas de nível profissional e investir na carreira.

Pintura, Desenho e Desenho Digital

Assim como os cursos técnicos e a Fotografia, os cursos de Pintura, Desenho e Desenho Digital ajudam na coordenação motora fina, expressividade, observação, percepção visual, criatividade.

Terceira Idade

A melhor idade também pode se desenvolver artisticamente! Esses cursos permitem melhorias físicas e psicológicas para quem pratica: 

Musicalização e Instrumentos

Mesmo que o idoso tenha passado a vida inteira sem ter contato direto com a música, a experiência é sem igual. Afinal, quem nunca sonhou em tocar um instrumento ou aprender a cantar suas canções preferidas?

Nos benefícios dessa prática, entram o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, consciência corporal, musicalidade, ritmo, criatividade, expressividade, lógica, memória.

Desenho e Pintura

As artes visuais são destaques pela carga emocional e ideológica que carregam. “Uma imagem vale mais que mil palavras” e desenhar ou pintar vale uma mente e um corpo renovados! Além de evoluir a coordenação motora e expressividade, quem pratica também tem aumento no senso de observação, percepção visual, criatividade, socialização.

No Belas Artes Joinville tem mais de 40 opções de cursos para todas as idades! Descobriu o seu? Conheça mais sobre os cursos:

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!