As diferenças entre cursos profissionais e técnicos

No Belas Artes temos mais de 40 opções de cursos. Além das classificações por áreas artísticas, também temos diferentes tipos de formação. São eles: básico, profissionalizante, técnico. Veja aqui as principais características de cada curso:

TIPO DE CURSO BÁSICO PROFISSIONALIZANTE TÉCNICO
DURAÇÃO até 3 anos até 5 anos até 2 anos
CERTIFICAÇÃO Certificado de Conclusão de Curso Básico Certificado de Nível Profissionalizante Diploma de Nível Técnico
PÚBLICO Iniciantes, público em geral  Intermediários, Avançados, com conhecimento básico prévio Avançados, com conhecimento básico e intermediário prévio
REQUISITOS alguns cursos tem idade mínima teste de nivelamento audição e entrevista, estar no 2º ano do ensino médio ou ter concluído
FINALIDADE hobby, saúde física e emocional, iniciação profissional, conhecimentos adicionais aprimoramento técnico, crescimento profissional crescimento profissional, preparação para universidade

Para ter a perspectiva de um aluno sobre esse assunto, entrevistamos a Lucilene Maciel, 21, que veio do Paraná para estudar música no Belas Artes Joinville. Hoje ela é aluna do Curso Técnico em Canto, mas também fez o curso profissionalizante em Técnica Vocal aqui na escola:

Belas Artes: Como começou a sua história com a arte?

Lucilene: Começou cedo, desde os meus 8 anos canto na igreja e cada vez mais fui sentindo que a música é uma parte muito importante da minha vida.

Belas Artes: E o que te fez começar a estudar no Belas?

Lucilene: Quando terminei o ensino médio, comecei a decidir qual faculdade cursar e fui eliminando até compreender que o que realmente me faria feliz era a música. Não encontrei muitas opções de estudo na minha cidade (Cascavel-PR) e como nasci aqui em Joinville resolvi pesquisar na região, foi quando encontrei o site do Belas Artes. Então vim para Joinville e aqui estou desde agosto de 2017.

Belas Artes: Quais cursos você fez na escola?

Lucilene: Comecei no curso de profissionalizante em Técnica Vocal e agora faço o Curso Técnico em Canto.

Belas Artes: O que você mais gosta no Belas Artes Joinville?

Lucilene: Além do curso de canto, temos contato com diversas outras artes e as experiências trazidas em apresentações, conversas, etc, vão nos moldando como artistas ainda mais completos.

Belas Artes: Como foi a sua experiência no curso profissionalizante?

Lucilene: A experiência foi incrível, tive mais de um professor nesse meio tempo e tanto nas aulas em grupo quanto as individuais, pude perceber um crescimento enorme na minha técnica/performance.

Belas Artes: Porque você quis entrar no curso técnico?

Lucilene: Tenho muita vontade de entrar numa faculdade de música e as aulas do curso técnico estão me ajudando com teoria musical, história da música e conhecimento de outros estilos musicais.

Belas Artes: Pode contar um pouco como são as aulas e a rotina de estudo no Curso Técnico?

Lucilene: A experiência no curso técnico é incrível, temos aulas de instrumento com um professor especializado e outras aulas com os alunos que estudam outro instrumento. As aulas são no geral de regência, percepção, história da música, projeto integrador, teoria musical, prática em conjunto. Também temos apresentações na escola e somos envolvidos em eventos externos.

Belas Artes: Quais são as diferenças entre os dois cursos?

Lucilene: O Curso Profissionalizante é mais focado no instrumento específico do aluno e não se tem um contato tão grande com outras áreas, além da carga horária na semana ser menor. Os conteúdos do Curso Técnico são passados mais rapidamente que o profissionalizante. Como tem outros alunos que fazem o curso técnico em canto, o acompanhamento é mais geral e conseguimos cantar outros repertórios em grupo mais facilmente. No curso técnico também temos mais apresentações.

Belas Artes: Qual é o seu conselho para quem está na dúvida entre começar um curso profissionalizante ou começar um curso técnico no Belas Artes Joinville?

Lucilene: Acredito que para a escolha é preciso levar em conta, basicamente, o tempo disponível para estudos, em quanto tempo quer terminar o curso, se já conhece algo de teoria musical e se domina o instrumento.

Agora que você conhece melhor a diferença entre os cursos profissionalizantes e técnicos, chegou a hora de escolher qual é a melhor opção para o seu perfil:

por Heloiza Castro

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!