Conheça as artes cênicas e a magia do palco

Uma rotina de desafios e vitórias

Hoje estudos da área apontam cerca de 60 mil profissionais regulamentados no país. Estilo de vida ou o simples prazer do hobby, a arte cênica, que abrange dança, música e interpretações teatrais, é realidade de bastante gente, já que muitos praticantes desta atividade não chegam a registrar a profissão. Estar no palco não é apenas uma glória instantânea. O resultado irá depender de suor, dedicação e sorte também.

Características do artista

A falsa ilusão de glamour é derrubada logo no início. Salvo raros casos de ascensão imediata, o que define um bom profissional é resultado de muito trabalho e sobretudo a própria dedicação. Ao contrário do que muitos podem imaginar, o perfil dessas pessoas é o puro amor à arte, sobrepondo barreiras como timidez e vergonha. É um trabalho árduo e de coxias mesmo. Há muito por trás das cortinas! É um colocar a mão na massa, errar, repetir, voltar, tentar de novo…

Quem nunca ouviu falar de atores envergonhados? Pessoas que se sentem mais acuadas com estranhos. E nos músicos que não se sentem à vontade falando em público, mas quando pegam um microfone ou instrumento se transformam? Bailarinos que não gostam de exposição, mas para mostrar seu amor na ponta dos pés e respeito à plateia ousam se transformar e surpreender. Simples de compreender: é a prioridade pelo dom.

Todo local é apropriado?

O palco é um local muito mais abrangente que o tablado criado por nossa mente. Qualquer espaço de exibição e visualização acaba sendo um palco. Praças, parques, escolas, onde for! Quando houver artista e público estamos falando de artes cênicas. Trata-se da exibição máxima de um trabalho preparado para aquele momento.

Segmentos da arte

Várias cidades em nosso país apresentam e desenvolvem artes. Música, teatro e dança de alguma forma possuem ligação com todos, mesmo que ainda apenas como espectadores. O Brasil oferece conservatórios de música e espaços adequados para apresentações. A formação de bandas e estudos musicais aflora em todas as idades e torna-se algo agradável de realizar e assistir. Até mesmo a mídia tradicional se rendeu aos encantos desses dons e programas de TV exibem com maestria os talentos espalhados nos país.

Da mesma maneira a alma teatral se faz presente. Interpretação de personagens, incorporando vozes, cabelos, corpos seduzem esses artistas e encantam a plateia. No teatro ou em novelas o campo dramatúrgico é bastante vasto e rico em qualidades.

Seria injusto pensar em artes cênicas e não citar o grande polo da cidade. Joinville sedia a única escola do Teatro Bolshoi no mundo e apresenta o maior Festival de Dança, também do mundo, nomeação essa citada no Guinness Book. Gerando empregos e desenvolvendo artistas, ambos são motivo de orgulho para Joinville.

Com mais informações à respeito do que pode envolver a arte cênica o assunto já fica mais qualificado. E você? Quais suas características?
Já descobriu algum talento? Conte para nós!

 

Dicas para começar a aprender artes

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!