Arte na Melhor Idade

Passamos a vida inteira aprendendo. São lições de vários níveis de dificuldade e, apesar da infância ser a fase mais propícia para o aprendizado, só a maturidade e a experiência podem garantir que alguns ensinamentos sejam compreendidos.

A vida é cheia de compromissos e obrigações, e durante a fase adulta, tudo acontece muito intensamente. São contas a pagar, filhos para criar, casamento para cuidar, a casa para reformar e, quando se vê, já chegou a terceira idade!

Mas, para quem pensa que atingir essa faixa etária é chegar no fim da vida, está completamente enganado. Pelo contrário, alcançar essa fase é uma oportunidade de contemplar o mundo não só a partir do que se espera, mas de tudo o que já passou. É já ter realizado muitos sonhos, mas ter muitos outros guardados no coração.

O aumento da expectativa e da qualidade de vida têm permitido que cada vez mais pessoas cheguem à terceira idade com saúde e disposição para fazer novas amizades, se dedicar a atividades de lazer e ao aprendizado de novas habilidades, como tocar um instrumento musical, dançar, atuar ou pintar um quadro, por exemplo.

Além de prazeroso e benéfico para pessoas de todas as idades, aprender artes na terceira idade proporciona: novas relações interpessoais, fortalecimento muscular e exercícios de memória e coordenação motora, conforme listamos a seguir:


Benefício

Curso

Exemplo

Memória Música, Dança e Teatro Ao decorar uma letra de música, passos de uma coreografia ou falas de uma peça teatral
Coordenação Motora Música, Dança e Desenho Com movimentos repetidos, que podem desafiar a coordenação corporal
Exercícios Físicos Dança Durante uma aula de dança, há muita movimentação corporal
Criatividade Desenho e Teatro Para desenhar ou improvisar, é preciso exercitar a mente e estimular a criatividade
Relações Interpessoais Música, Dança, Teatro e Desenho Em todas as aulas em grupo, os alunos têm a oportunidade da convivência e da troca de experiências

No Belas Artes, temos vários alunos que estão aprendendo artes na terceira idade, tocando um instrumento, cantando, pintando quadros ou atuando. Comece você também a praticar atividades artísticas, a idade não é um problema para quem quer aprender. Nunca é tarde para começar! Para mais informações sobre os nossos cursos clique aqui!

Compartilhe!

Deixe seu comentário!