Arte em casa: 5 atividades criativas para fazer durante a quarentena

Você provavelmente está em casa pensando em como lidar com a crise da melhor maneira. De fato, não é momento para perder as esperanças e “surtar”. Precisamos lembrar que toda ‘modernidade’ é fruto de crises e graças à soluções criativas chegamos até aqui e iremos ainda mais além. É verdade que tudo parou ao nosso redor, mas precisamos cuidar da nossa saúde emocional, mental e corporal para superar os novos obstáculos. Por isso, aqui temos 5 opções de atividades criativas para fazer arte em casa!

Não há dúvidas de que invenções e revoluções vem à tona com mais brilhantismo em momentos como este que vivemos. O coronavírus (covid-19) é mais um dos impulsos que nos fazem parar para prosseguir. Paramos no tempo presente, nas atividades de rotina e avançamos em nossas mentes e possibilidades. A verdade é que toda invenção é a solução de um problema. Que tal aproveitar esse tempo para começar uma nova rotina e criar uma nova cultura no seu lar? 

Listamos aqui 5 opções de atividades criativas para fazer arte em casa!

Exercícios Físicos

Não dá pra ir para academia, para o crossfit ou para as aulas de dança?

Comece ainda hoje a fazer exercícios em casa. Séries de abdominais, exercícios de flexibilidade, fortalecimento muscular e alongamentos podem ser feitos mesmo em ambientes pequenos. 

Se você já participa regularmente de atividades físicas guiadas, tente lembrar das lições e movimentos ensinados pelos professores e pratique em casa. Aproveite o tempo para aprimorar suas habilidades técnicas.

Apreciação Musical

Ouvir música é uma atividade muito comum: ouvimos música enquanto trabalhamos, na rádio dentro do carro, nos filmes que assistimos, no fone de ouvido à caminho da escola, etc. Mas você já parou para APRECIAR música? Simplesmente parar, sentar no sofá, fechar os olhos e ouvir suas músicas preferidas? A apreciação musical é um exercício muito importante e pode ser muito mais profundo do que aparenta. Aqui vão algumas sugestões para um momento de apreciação:

Desenhe o que ouve: desenhar pode ser uma boa maneira de visualizar em formas e cores suas interpretações acerca dos sons. Use canetas ou lápis coloridos e aproveite o momento entre a música e sua imaginação;

Preste atenção nos detalhes: alguns detalhes passam despercebidos mesmo em músicas que ouvimos com frequência. Durante a apreciação tente identificar analisar o uso de instrumentos, ritmos, intensidades e poesias contidas na música;

Apenas sinta: deixe a música guiar seu corpo e suas emoções, experimente a proposta musical de forma diferente.

Se você estuda música, aprofunde seu conhecimento a partir da apreciação musical. Antes de ser um bom intérprete, seja um bom ouvinte 😉

Artes Visuais

Na infância, as aulas de artes, com as tintas, recortes, figuras e texturas era esperada e desejada. Aproveite os recursos que você tem em casa, como revistas, livros antigos, papéis de rascunho, canetas e o que mais encontrar para voltar à infância e explorar sua capacidade criativa. Limpe a mesa da cozinha, espalhe seus materiais, reúna a família e faça arte em casa!

Se você já desenha/pinta ou faz aulas de desenho/pintura, aproveite este tempo para estudar as técnicas e criar novas obras de arte 😉

Crítica De Cinema

Você deve ter um amigo “crítico de cinema”, desses que observa as cores, as expressões, discute sobre as “intenções” do diretor, critica a interpretação dos atores e tem as falas mais icônicas decoradas. Você pode não ter notado, mas tudo que ele viu no filme em questão estava lá quando você assistiu também. A diferença é a pesquisa e a observação minuciosa. Se você tem vontade de conhecer mais sobre cinema, pesquise mais sobre seus filmes de interesse, sobre os diretores responsáveis e sobre as tramas envolvidas e assista aos filmes novamente, com mais tempo e disposição para observar os detalhes.

Se você é aluno de fotografia ou tem interesse na área, foque na disposição dos elementos nas cenas, nas cores e na iluminação.

Se você é aluno de teatro ou quer ingressar no meio teatral, aproveite para observar e aprender com a performance dos atores em cena.

Leitura

É realmente difícil parar, ainda mais sem ter planejado. Mas nada melhor do que os livros para tirar a gente do tempo e do espaço, dando alívio e novo fôlego para a nossa saúde emocional. A leitura é capaz de nos levar a lugares e épocas inusitadas, nos forçando a dar “pause” em todo o resto para empatizar com as experiências dos personagens. Estamos sempre lendo os livros voltados para o crescimento profissional, os artigos acadêmicos e aqueles de conteúdo “prático” e “lógico”. Mas as fantasias, romances, ficções e biografias tem muito a  nos ensinar também! Tire os livros da prateleira e aproveite os prazeres da imaginação. 

Se você é aluno de teatro ou oratória, aproveite para fazer leituras em voz alta e aprimorar suas técnicas de comunicação e interpretação.

Seja sozinho ou em família, são muitas opções. Agora talvez até falte tempo para fazer tanta arte em casa. Mas se você ainda não sabe por onde começar, nós podemos ajudar 😉

É sempre bom ter o acompanhamento de um profissional, por isso disponibilizamos nossos professores online em horários especiais nestas próximas semanas. Faça sua inscrição ainda hoje e realize suas atividades sob a supervisão de profissionais da arte! Você pode até agendar uma aula experimental online! 

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!