Vídeos caseiros, transmissões ao vivo, chamadas de vídeo, aulas online e podcasts. Os recursos tecnológicos estão cada vez mais avançados e a voz ainda mais requisitada. Não é a toa que profissionais, amadores e o público em geral têm percebido a necessidade de cuidar da voz. O aquecimento vocal é um dos pilares da saúde vocal. Mas a dúvida vem na hora de realizar esses cuidados: “o que, quando e como fazer?”.
Pensando nisso, fizemos uma entrevista sobre a importância do aquecimento vocal com o coordenador pedagógico e professor de técnica vocal do Belas Artes Joinville, João Pedro Schmidt. João é mestrando em Música no Instituto de Artes da UNICAMP e Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual do Paraná. Estudou Harmonia Funcional e Linguagem e Estruturação Musical no Conservatório de MPB de Curitiba e cursou Canto Popular, Canto Lírico e Técnica Vocal para Coro. Como cantor e professor, João conhece os benefícios de fazer aquecimentos vocais regularmente não apenas na teoria, mas também na prática.
BAJ: O que é aquecimento vocal?
Prof. João: Aquecimento vocal é a uma forma de preparar a musculatura vocal antes de um uso intensificado, seja de voz falada ou voz cantada. Com o aquecimento, alongamos toda a musculatura intrínseca e extrínseca da laringe.
BAJ: Interessante você apontar sobre as regiões internas e externas. Muitas pessoas acabam esquecendo de aquecer e alongar a região “exterior” do trato vocal por pensar que a voz é uma produção isolada, mas grande parte da musculatura torácica também é utilizada, revelando a importância dos cuidados com a voz. Poderia dar algumas dicas?
Prof. João: As dicas são:
- Observar todos os pontos de tensão no seu corpo;
- Realizar alongamentos de pescoço, braços e ombros;
- Realizar os vocalizes (exercícios vocais) sempre de forma leve, de forma a não gerar novas tensões;
- Fique atento à sua respiração: ao inspirar, procure não elevar o tórax. Relaxe os ombros e o peito e comece a trabalhar com a respiração abdominal. Na inspiração, a barriga protui (cresce), e na expiração, a barriga contrai em direção às costas.
BAJ: São dicas valiosas. Além dos cantores, quem mais deve fazer aquecimento vocal regularmente?
Prof. João: O aquecimento vocal é recomendado também a professores, oradores, palestrantes, atores, ou qualquer pessoa que for utilizar a voz de forma intensa e/ou prolongada, seja em uso profissional ou não.
BAJ: E o que acontece se a pessoa não fizer aquecimento vocal?
Prof. João: A falta de aquecimento pode comprometer a qualidade vocal. Assim como é preciso alongar e aquecer o corpo antes de um exercício físico para evitar lesões, é preciso aquecer a voz para não causar fadiga ou alguma patologia e não gerar sobrecarga laríngea por uso inadequado.
BAJ: Os aquecimentos vocais previnem, fortalecem e até potencializam a voz, um recurso tão especial do corpo humano. E o que esta prática pode oferecer como benéfico técnico ao cantor?
Prof. João: Os aquecimentos contribuem muito no nosso desenvolvimento e condicionamento vocal, nos auxiliam na percepção da própria voz, dão à nossa musculatura condições de apresentar um desempenho mais eficiente e, a longo prazo, evitam que tenhamos complicações ou qualquer tipo de patologia vocal, de forma que possamos utilizar a voz por mais tempo e de maneira saudável.
Se você ainda está na dúvida aqui vai um resumo:
O que é aquecimento vocal?
São exercícios de preparação para o uso da voz.
Quando fazer aquecimento vocal?
Sempre antes de usar a voz de maneira intensa (ex.: cantar) ou prolongada (ex.: ministrar uma aula).
Como fazer aquecimento vocal?
Aquecendo e alongando a musculatura da face, da boca, do pescoço, dos ombros e dos braços, fazendo exercícios respiratórios e praticando vocalizes.
Quem deve fazer aquecimento vocal?
Qualquer pessoa que faça o uso da voz de maneira intensa e/ou prolongada.
Porque fazer aquecimento vocal?
Para prevenir possíveis lesões e potencializar o uso da voz.
Onde aprender a fazer aquecimento vocal na prática?
No Belas Artes Joinville! Aqui você terá acesso a conteúdos exclusivos sobre saúde vocal, além de aprender na prática a cuidar e usar a sua voz da melhor maneira.
Conheça nossos cursos de técnica vocal e comece a ainda hoje a cuidar da sua voz!
Técnica Vocal
VER TODOSAutora: Heloiza Castro