Aprender arte é uma atividade pra vida toda e é importante, por exemplo, que se tenha contato com a música desde o ventre materno. No Belas Artes, as aulas de música podem ser iniciadas a partir dos 2 meses de idade (com bebês acompanhados dos pais, é claro). Não tem a ver apenas com se tornar profissional, mas desenvolver o corpo e a mente por meio da arte. E isso pode acontecer em qualquer idade. A seguir especificamos os principais benefícios da arte em cada etapa da vida:
Ainda na barriga da mamãe a música pode aguçar a sensibilidade e a afetividade. Mas não apenas colocar música para o neném ouvir, é importante também que a mamãe e o papai cantem e conversem com o bebê. E é claro, todo mundo sabe quando alguém está cantando desafinado, inclusive os bebês. Isso mesmo. Ainda no ventre, o bebê já pode reconhecer as frequências sonoras e identificar a sua afinação. Ou seja, é melhor entrar logo em uma aula de Técnica Vocal, até os bebês sabem que você não está se saindo tão bem! rsrs
Aos 2 anos as crianças estão um uma fase de desenvolvimento cognitivo, motor e também social. Ao tocar instrumentos ou dançar as crianças desenvolvem a coordenação motora de maneira lúdica e divertida. Durante as aulas os pequenos também têm a possibilidade de entrar em contato com o grupo e praticar atividades que dependem do trabalho em equipe, o que melhora a comunicação das crianças que são tímidas.
Aos 5 anos acontece a fase de aprendizado e o início das aulas em escola regular. Crianças que têm contato com música aprendem a ler e a escrever com mais facilidade e as atividades que envolvem a música facilitam o aprendizado de matemática e desenvolvem o raciocínio lógico. Além de tudo, as aulas para crianças em grupo são importantes para o aprendizado do trabalho em equipe, pois para que uma banda ou orquestra tenha sucesso, todos os elementos precisam estar em harmonia e com o mesmo objetivo.
Aos 15 anos você está jovem, cheio de vida e energia. Nada melhor do que a arte para adquirir disciplina, paciência e responsabilidade, tudo com muita liberdade e paixão. Fazer atividades artísticas também é ótimo para depositar os mais profundos sentimentos, nesta fase da vida os jovens precisam colocar para fora o que sentem.
Aos 25 anos a vida está acontecendo: primeira graduação, carreira profissional, relacionamentos amorosos e muita diversão. A arte desperta a criatividade e desenvolve a concentração, elementos essenciais para um profissional no mercado de trabalho.
Aos 35 anos, bem, você já passou dos trinta. Nesta idade a vida está mais estável e, a não ser que você seja um mochileiro viajante, sua rotina é a mesma há no mínimo dois anos. Praticar atividades artísticas nesta idade vai te proporcionar a conquista de novos objetivos e uma rotina diferenciada, o que pode melhorar sua autoestima e a autoconfiança.
Aos 60 anos as atividades são importantes para deixar a sua mente e o seu corpo ativos. Aprender na melhor idade é ótimo, pois a maturidade e o conhecimento já adquirido em toda a vida podem colaborar muito para o processo de aprendizagem. E mesmo que nunca tenha tocado em um instrumento, o novo é sempre bem-vindo aos que não querem ficar para trás. As atividades praticadas ainda podem melhorar e aumentar a capacidade de memorização.
Neste caso podemos aplicar a expressão “quanto antes melhor”, mas, mesmo que você já não tenha mais os 20 e poucos anos, estaremos aqui para ensiná-lo do modo como precisa aprender. Para saber mais sobre nossos cursos, clique aqui.