Brincadeiras criativas podem ser feitas com as crianças em família, na escola ou até em uma festa de aniversário cheia de diversão. Para garantir a festa, não é necessário grandes recursos, criatividade e animação dão conta do recado. As crianças amam a atenção dos adultos e mais ainda quando os pais interagem, mostrando que também já foram crianças! Veja as brincadeiras criativas que listamos para você fazer muita arte e promover a diversão onde quer que esteja:
Caça ao tesouro
Todos conhecem a divertida brincadeira da caça ao tesouro. Ela pode ser feita com pistas espalhadas pela casa que levam a um tesouro especial ou com um tesourinho para cada criança. Nos dois casos, a persistência e a determinação ajudará as crianças a entrarem na brincadeira e aprenderem uma boa lição sobre não desistir da busca pelo que desejam. A brincadeira pode ser feita em datas especiais, como chocolates escondidos na páscoa, em festas ou momentos de diversão em família.
Memória e Jogo dos “7 erros”
Os jogos da memória e dos “7 erros” é um clássico, mas pode ser feito de maneiras diferentes como uma das brincadeiras criativas.
- Separar objetos da casa, como escova, tampinhas, canetas, etc., para a criança memorizar por segundos e depois, sem a criança ver, retirar um dos objetos e pedir para que ela diga qual é o objeto faltante.
- Escolher um cômodo da casa para ser observado por 1min, sem que os outros vejam, uma das pessoas fica responsável por “trocar as coisas de lugar, depois o jogo é adivinhar os “7 erros”.
Percepção e observação
Nos jogos de ‘adivinhar quem é” a partir de características físicas e pessoais, as crianças aprendem observar e absorver o diferente, percebendo como todos convivem em união, mesmo sendo tão únicos.
- Pra quem é a carta?
Muito parecida com a brincadeira feita em amigos secretos, o jogo é escolher um dos participantes para entregar a carta misteriosa e deixar que os participantes tentem adivinhar quem é. Começa com o carteiro dizendo: “Eu tenho uma carta!” e os participantes respondendo: “Para quem é a carta?”, depois disso, o carteiro precisa dar características sobre o destinatário escolhido até que todos adivinhem quem é. Quem receber a carta, torna-se o próximo carteiro.
- Quem sou eu?
Neste jogo cada participante escreve o nome de um personagem em um post-it e cola na testa da pessoa à da direita. A missão será adivinhar quem você é a partir de perguntas com respostas de “sim” ou “não”, como “eu sou uma mulher?”, “sou um personagem de desenho?”, “eu vivo no mar?”, etc.
Talento na carta
A brincadeira é a seguinte: em cartas ou bilhetes em branco, deve se escrever desafios de talento, como cantar tal música, dançar tal passinho, imitar algo, etc. Depois as cartas são distribuídas e cada um deve cumprir o desafio artístico.
Mímica
A mímica é uma das brincadeiras criativas mais divertidas e pode ser feita escrevendo nomes de filmes, personagens, profissões e ações em pedaços de papel. Sem o uso de sons, palavras e apontar, os participantes devem gesticular para fazer com que o grupo adivinhe o que estava no papel. Quem acertar primeiro, é o próximo a fazer a mímica. O jogo também pode ser feito em equipes, a equipe que mais acertar, ganha!
Fantoches e sombras
Fantoches são muito especiais, podem contar boas histórias e fazer grandes brincadeiras. Com eles, as crianças podem ser os personagens ou os espectadores, o importante é usar a imaginação.
Outra maneira divertida é o jogo das sombras, que conta com criatividade e imaginação. Com as luzes apagadas, uma parede e uma boa lanterna todos podem se divertir fazendo sombras, contando histórias e adivinhando as formas.
Arte em casa
Com folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e materiais de papelaria é fácil pensar em brincadeiras criativas. A família pode se reunir para fazer arte e depois expor as obras em uma parede ou varal, como uma “galeria de arte”. A brincadeira com artes vai longe e tem diversas possibilidades, aqui vai uma lista de sugestões:
- Desenho maluco: cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. No fim, os papéis estarão com os desenhos formados;
- Decorar vasos com cola glitter;
- Pintar com os pés;
- Pintar com aquarela (tinta e água);
- Fazer pontilhismo com cotonete;
- Faça um retratos e desenhos divertidos com recorte e colagem de revistas;
- Fazer desenhos e formas usando Post-its;
- Desafio de desenhar sem tirar a caneta do papel;
- Experimentar a pintura com esponjas, flores, dedos, mãos e carimbos criativos;
Uma sugestão é usar as atividades para fazer cartões especiais e presentes:
- Desenhar com caneta de porcelana em canecas para presentear
- Fazer enfeites de natal e decorações diversas
- Fazer cartões artísticos para dar de presente para amigos e família
Também é possível brincar de música, confeccionando instrumentos com recursos de casa. Aqui vão algumas ideias:
- Chocalho de grãos, como arroz, feijão ou macarrão
- Sino de chaves
- Tambor de pote de sorvete
Massinha
As massinhas são muito divertidas e podem ser feitas em casa, aqui está a receita:
- 1 xícara de sal
- 4 xícaras de trigo
- 3 colheres de óleo
- Corantes alimentícios
Telefone sem fio
A brincadeira do “telefone sem fio” já é conhecida e é muito divertida. A mensagem vai passando de participante a participante e no final, as coisas podem ficar engraçadas. Uma variação da brincadeira é fazer com ações, como uma mímica em uma fila onde todos estão de costas, o primeiro faz uma ação e o segundo vê, depois disso, o segundo participante repete a ação para o terceiro e assim por diante. O último da fila deverá fazer as ações que observou na frente de todos e depois, o primeiro da fila revelará quais eram as ações iniciais. A brincadeira é muito útil para desenvolver habilidades de observação e expressão corporal.
Imaginação no comando
São muitas ideias e o importante é deixar a imaginação comandar as brincadeiras criativas. Além disso, a memória pode ajudar bastante. Basta lembrar das brincadeiras de infância, como bola de gude, peteca, jogos de tabuleiro e Stop!, por exemplo. Se for preciso, adapte as brincadeiras e crie novos jogos. As crianças vão amar saber como os pais brincavam quando eram pequenos e mais ainda, ficarão felizes por poder brincar com as pessoas que mais amam!
Na infância, fazer arte e brincar são ações interligadas. Em aulas de artes, muitas brincadeiras criativas são usadas para facilitar o processo de aprendizagem. No Belas Artes Joinville, arte e ludicidade andam de mãos dadas quando o assunto é educação infantil. Em aulas de Musicalização a Bebês, por exemplo, os pais participam ativamente deste processo, aprendendo atividades que podem ser feitas em casa.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e saiba mais sobre os cursos infantis do Belas Artes Joinville clicando aqui!