6 dicas para tocar Ukulele

Não há quem resista ao charmoso e divertido Ukulele. O instrumento de pequeno porte e de som descontraído é o melhor “projeto verão” que você poderia ter. Animar encontros de família, embalar luais e tocar tranquilo deitado na rede são o sonho de consumo do verão 2020. Depois de um ano desse, nada melhor do que relaxar tocando seu instrumento querido que tem tudo a ver com sol e água fresca. Se você não vê a hora de começar esse projeto e quer saber como tocar ukulele, está no lugar certo. Aqui, vamos te dar 6 dicas para tocar ukulele:

1. Tenha um Ukulele

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é essencial. Ter o instrumento é o primeiro passo para quem quer aprender. Afinal, é na prática que se aprende e ter o instrumento na mão é o primeiro passo do caminho. Se você tem dúvidas sobre qual instrumento comprar, não se preocupe, fizemos um post especial com várias dicas de como escolher o melhor ukulele para você.

2. Afine seu Ukulele

Todo instrumento precisa ser afinado e com o ukulele, não é diferente. Mesmo sendo um instrumento simples e descontraído, ele carece de cuidados e manutenções regulares, a afinação é um deles. Se você é musicista iniciante pode encontrar algumas dificuldades para realizar este procedimento, mas nada que um bom post sobre como afinar seu Ukulele não resolva. Em alguns passos, você pode aprender a afinar seu instrumento e começar ter o melhor som.

3. Tenha calma

O ukulele é um instrumento leve e delicado, tome cuidado pra não usar muita força ou pegar pesado no instrumento. Faça jus à delicadeza do instrumento e manuseie com leveza. Sem estresse, Ukulele é pra quem quer relaxar e ouvir um bom som. Então, além de não forçar demais fisicamente, também deixe sua mente relaxada e seja paciente consigo mesmo. O ukulele realmente tem um nível dificuldade, relativamente, fácil, mas aprender a tocar qualquer instrumento pode levar tempo. Sua mente e seu corpo precisam estar em sintonia, fique tranquilo e treine bastante. Não desista, seja persistente e logo você vai tocar ótimas músicas “em algum lugar sob o arco-íris”.

4. Aprenda a ler Cifras

Escolheu o Ukulele por que quer fugir das cifras? Nada disso. A cifra é o “mapa da música” e com ela, você vai conseguir tocar qualquer canção. Aprenda a ler as cifras e desafie-se a tocar suas músicas preferidas. Mas se no começo ainda estiver difícil, escolha canções mais simples e vá treinando de acordo com sua evolução.

5. Tenha Referências

Saber onde você quer chegar é um dos primeiros passos da caminhada. É importante ter boas referências e consumir conteúdos que vão te ajudar a melhorar sua performance. Ouça músicas tocadas em ukulele, veja vídeos de shows/performances ao vivo de ukulele e inspire-se no que há de melhor.

6. Aprimore sua performance

Ao tocar um instrumento, os desafios nunca terminam. Do início ao fim você será desafiado por si mesmo a se tornar melhor, tocar músicas mais complexas e aprender técnicas avançadas. No início, grave a si mesmo tocando e assista, por exemplo. Perceba o som que sai do instrumento, ou peça ajuda a alguém mais experiente. Um feedback é sempre bom para crescer e avançar.

Se você quer aprender a tocar Ukulele de forma rápida e eficiente, conheça nosso curso de Ukulele! No Belas Artes, temos os melhores professores, com materiais didáticos completos, acompanhamento personalizado e certificação.

Curso de Ukulele

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!