6 benefícios de artes visuais para crianças!

Desenvolvimento Cognitivo

Nas aulas de artes visuais para crianças os pequenos desenvolvem habilidades de observação, senso crítico e percepção visual. Sendo estimulados a refletir sobre si mesmos e o mundo a sua volta.

Coordenação motora

A prática do desenho, da pintura, da modelagem, da elaboração de origamis e técnicas de artes visuais em geral beneficiam o desenvolvimento da coordenação motora fina. Ao longo do curso os desafios ficam cada vez maiores e o resultado é um ótimo estímulo do desenvolvimento psicomotor para os pequenos.

Expressão de emoções

Durante uma produção artística, principalmente em estilos livres, a criança expõe suas ideias e emoções. A escolha das cores, o estilo dos traços ou pinceladas e o objeto de desenho/pintura: tudo isso revela a mente dos pequenos e é um bom caminho para os pais conhecerem melhor os filhos, por exemplo.

Conhecimento sobre arte

No curso de artes visuais para crianças, o aluno não aprende somente a prática, ele também tem acesso por meio de aulas e atividades conteúdos como a história da arte, técnicas de pintura e desenho, referências de obras e artistas de diversas épocas, estilos e as características das obras.

Criatividade

Para criar as produções artísticas desenvolvidas em sala de aula, muita criatividade e imaginação serão requisitadas. Criatividade é uma habilidade que pode ser exercitada, e assim, aprimorada. As crianças são conhecidas por serem criativas, o exercício da criatividade constante manterá essa característica tão importante para a vida adulta.

Autoconfiança

Mesmo para adultos, começar uma atividade nova é desafiador. O medo de errar é presente e somente a experiência pode mudar esta realidade. Em um depoimento, uma aluna de musicalização infantil escreveu “aprendi que posso ser boa”, isso nos conta muito sobre como superar os desafios de realizar uma atividade artística é capaz de elevar a autoconfiança de uma criança, deixando-a mais segura das suas capacidades para realizar tarefas futuras.

São muitos benefícios, e cada criança responde ao processo de aprendizado de uma maneira. O curso de Artes Visuais para crianças tem muitas vantagens. Além de ser uma ótima atividade extracurricular para o lazer dos pequenos, seus benefícios se estendem para a vida toda. No Belas Artes Joinville as aulas são dinâmicas, repletas de conteúdos especiais ministrados por professores preparados para o ensino das crianças.

Aproveite e veja também conceitos e técnicas de artes visuais ensinados no curso de Artes Visuais para crianças:

  • Leitura de imagem;
  • Observação e percepção;
  • Teoria das cores;
  • Luz e sombra;
  • Expressão corporal, artística e gestualidade;
  • Pontos, linhas e formas;
  • Volume e medidas visuais;
  • Desenho;
  • Pintura;
  • Colagem;
  • Dobradura;
  • Modelagem;
  • Desenho em quadrinhos e criação de histórias.

No Belas Artes ensinamos artes visuais para as crianças com teoria aliada à prática. Os conceitos e as técnicas dessa linguagem artística tão amada pelas crianças são ensinados de maneira dinâmica e com atividades que contam com a ludicidade dos lápis de cor, das massinhas, dos origamis, do giz de cera e da tinta guache para fazer as aulas ainda mais interessantes. E os resultados são incríveis, confira o trabalho de alguns alunos:

Lucas Miguel Montibeller – 10 anos
Helena Rubia Borba – 11 anos

Os pequenos alunos fazem trabalhos de grande qualidade artística, não é mesmo?

Com apenas 6 anos já é possível ser matriculado no curso de Artes Visuais para crianças e, aos 9 anos, ingressar nas séries iniciais do curso de Desenho Artístico. As produções artísticas feitas durante o curso são expostas na galeria da escola e os alunos participam dos eventos culturais da escola, sempre em conexão com outras linguagens artísticas.

Clique aqui e cadastre-se para receber mais informações sobre o curso de Artes Visuais para Crianças!


Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Deixe seu comentário!