5 dicas para estudar online

O mundo já mudou. Novos formatos estão sendo instituídos em todos os campos, das áreas da saúde à educação. Estamos na era das conexões e estudar online tem sido uma alternativa cada vez mais válida. Apesar disso, a prática ainda gera alguns desconfortos e dúvidas. Por isso, aqui vão algumas dicas sobre como estudar online:

1. Escolha o curso ideal
2. Prepare um local para estudar online
3. Estabeleça uma rotina diária
4. Concentre-se e evite as redes sociais durante as aulas
5. Conecte-se com o professor e colegas de estudo

1. Estabeleça seus objetivos e escolha o curso ideal

Se você ainda não começou a fazer aulas online, o primeiro passo é estabelecer seus objetivos: lazer, aprimoramento técnico, realizar um sonho de infância, agregar conhecimento para a carreira profissional, pesquisa, saúde física ou emocional, passa-tempo ou se desafiar. Seja qual for seu objetivo, é importante defini-lo antes de começar um curso online. Estudar online não é “o bixo de sete cabeças”, mas também não é tão simples. A verdade é que todo processo de aprendizado demanda esforço. Saber onde você quer chegar vai facilitar seu caminho até o objetivo, tanto para te deixar mais encorajado quanto para que seus mentores sejam assertivos.
Sabendo o que você quer aprender em um curso online e tendo seus motivos bem esclarecidos, o próximo passo é escolher a escola ideal. A era digital traz consigo muitas possibilidades, o que é ótimo, mas também dificulta a escolha. Em meio a tantas ofertas de cursos, há questões de qualidade e aproveitamento que devem ser levadas em conta. Verifique as questões a seguir ao pesquisar escolas online:

  • A escola é regulamentada?
  • Qual é o nível de formação dos professores?
  • O curso oferece certificado?
  • O custo de hora-aula é justo?
  • A escola disponibiliza materiais didáticos?
  • Há quantos anos a empresa está no mercado?
  • O conteúdo é atualizado?
  • Qual é a metodologia de ensino?
  • Eu terei contato com o professor?

Encontrou o curso online perfeito para você? Agora é importante encontrar e organizar um espaço de estudo ideal.

2. Prepare seu local de estudo

Ter um local adequado é importante para que o corpo e a mente entendam o momento e o ambiente de estudar. Organize seus materiais, limpe, redecore e, o mais importante, certifique-se de que sua conexão com a internet é suficiente para acompanhar as aulas online.

3. Programe uma rotina diária

Aqui vão algumas atividades que podem constar no seu cronograma de estudo:

  • Fazer resumos e exercícios práticos para compreender melhor o conteúdo;
  • Participar de fóruns para tirar suas dúvidas;
  • Anotar as dúvidas e pesquisar sobre os temas;
  • Encontrar referências artísticas para se inspirar;
  • Revisar o conteúdo anterior.

4. Concentre-se e evite as redes sociais durante as aulas

“Nada de conversas paralelas!” A famosa frase também serve para as aulas online. Mensagens, notificações e outras telas podem comprometer a compreensão do conteúdo ensinado. Use o tempo de aula para estudar online de maneira focada.

5. Conecte-se com o professor e colegas de estudo

Se a dica anterior prediz estar “offline” nas redes sociais, a de agora propõe networking, perguntas e trocas de experiências com seus professores e colegas de curso. Estudar online não precisa ser uma tarefa solitária. É importante compartilhar o aprendizado e estabelecer relacionamentos saudáveis. A internet proporciona contato com pessoas diversas e pode ser uma grande oportunidade de fazer contatos estratégicos para projetos futuros.

Quer aprender música, teatro, dança, pintura ou desenho? O Belas Artes Joinville é o lugar ideal: uma escola regulamentada, com professores capacitados, cursos com certificação e aulas ao vivo. Conheça nossas opções de cursos online e invista em você!

Autora: Heloiza Castro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Deixe seu comentário!