10 Perguntas que devem ser feitas ao escolher uma escola de artes

Fazer uma escolha nunca é fácil, ainda mais quando se trata de escolher o lugar que será responsável por te ensinar e influenciar sua formação cultural. Estas perguntas podem ajudar bastante a tomar uma decisão:

1. O que você espera da escola?

Antes de tudo, saiba exatamente o que você espera da escola. Elenque aquilo de que não abre mão, como espaço físico, profissionais qualificados, localização, horários… Cada um tem seus próprios aspectos a considerar, por isso é bom criar uma lista de prioridades. Ao fazê-la, você visualiza o que deseja – e isso facilita a busca.

2. A escola pensa como você pensa?                                                                                                                     

Opte por uma escola que tenha a ver com você. Não adianta, por exemplo, estudar em uma escola séria se você só quer matar tempo, assim como sua experiência será ruim se você buscar profissionalismo em uma escola sem estrutura para isso.

3. Como a escola realmente é?

Se você já eliminou diversas opções e ainda está em dúvida entre duas ou três escolas, visite a escola. Quando você conhece o ambiente e o que acontece nele você aprofunda suas impressões que antes eram superficiais.

4. O que os alunos já matriculados pensam da escola?

Aproveite sua visita a escola para conhecer outros alunos da instituição. Converse com eles sobre questões básicas como professores, aulas, método de ensino, acompanhamento pedagógico. As repostas deles podem confirmar (ou não) suas impressões iniciais sobre a escola.

5. O que e como a escola vai me ensinar?

A escola deve ensinar além dos conteúdos técnicos básicos. Eleja uma instituição que também ensine valores e estimule o desenvolvimento cognitivo, cultural e social.

6. Qual é o custo-benefício?

O menor preço nem sempre é a melhor opção e o valor muito alto pode não ser sinônimo de qualidade. Para avaliar isto você deve analisar custo-benefício, tempo de aula, disciplinas oferecidas, vantagens e descontos em demais cursos ou apresentações. Também é sempre importante verificar se a instituição assina a carteira de seus professores e pensar em todos os custos necessários para mantê-la. Um dos grandes erros de alguém que compara preços é pensar apenas nos números e esquecer-se de tudo o que constitui o valor de algo.

7. E se eu precisar faltar?

Quando você trabalha ou viaja muito, é essencial questionar sobre o que acontece caso se atrase na aula ou tenha que faltar. Cada escola tem seu método: há desde as que não aceitam atrasos até as que cobram taxas extras por reposições.

8. A escola proporcionará momentos em que poderei praticar o que aprendi?                                               

 É muito importante praticar o que se aprende, algumas escolas oferecem grupos de prática, o que é muito interessante se você precisa ganhar experiência. Outra maneira de colocar seu conhecimento técnico em prática é apresentando, procure saber se a escola promove eventos regulares para que você possa ir ao palco.

9. Vou receber algum tipo de certificado ao concluir o curso?                                                                  

 Lembre-se de que todo seu tempo deve valer a pena, é claro que a experiência é sempre importante, mas poder comprová-la é mais importante ainda. Verifique se a escola tem os cursos devidamente registrados e aprovados pelo governo. Também procure saber se ao sair do curso antes do término você poderá levar algum tipo de declaração ou relatório dos conteúdos aprendidos.

10. Estou seguro de minha escolha?

Não há número mínimo ou máximo de escolas que devem ser visitadas antes de fazer a escolha. Para alguns, pode acontecer logo de cara, na primeira visita. Para outros, leva tempo e muita pesquisa. A decisão final só deve ser tomada quando você se sente realmente seguro e confiante.

Para elaborar este texto, nos inspiramos no artigo “10 dicas para escolher melhor a escola para o seu filho”, que  está disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2014/07/10-dicas-para-escolher-melhor-escola-para-o-seu-filho.html.

Veja abaixo mais algumas dúvidas comuns de quem está pensando em estudar numa escola de artes:

O que os alunos do Belas Artes pensam?

Como é a Metodologia do Belas Artes?

Porque fazer arte?

Quais são as formações oferecidas pelo Belas Artes?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Conheça
Nossos Cursos

Leia também

Podemos ajudá-lo?