Para traçar uma linha de raciocínio sobre o que é cultura e, então sim, compreender o que seria realmente um evento cultural, é interessante pensar dentro da definição do antropólogo britânico, Edward Burnett Tylor. O antropólogo define cultura como “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Podemos, desta forma, trazer para nossa região e definir alguns eventos culturais por aqui. A etnia da colonização alemã em algumas cidades de Santa Catarina com as festas típicas (Blumenau, Brusque, Timbó, Jaraguá do Sul e por aí afora), o evento cultural artístico Festival de Dança de Joinville, a Festa da Flores, e também concertos e outras apresentações artísticas de dança ou teatro de escolas da cidade.
E qual é a relevância desses eventos?
Os eventos culturais costumam promover conhecimento, lazer e socialização podendo ainda estimular o desenvolvimento do turismo na cidade ou região. São acontecimentos de cunho intelectual, esportivo ou artístico, que habitualmente surpreendem pela criatividade apresentada e transbordam em informações e interação com a sociedade.
Não é de se estranhar o círculo de amizade capaz de nascer de atividades assim. São pessoas com interesse comuns e que, em geral, gostam de compartilhar suas experiências. Você já reparou nos grupinhos que se formam durante o Festival de Dança, Oktoberfest, olimpíadas escolares e outras apresentações artísticas?
Turismo para a cidade
As grandes festas culturais atraem pessoas locais e de outras regiões também. É o momento de celebrar parte de nossas origens ou alguma especificidade da cidade. Estes eventos promovem a gastronomia típica e costumes locais, além de prestigiar, muitas vezes, a própria colonização da cidade. São dias para prestigiar a cultura local e também movimentar o cenário turístico da cidade.
E mesmo com boa parte das festas tendo origem alemã, esses eventos vão muito além. É a tradição açoriana da Marejada, em Itajaí, Festa da Ovelha, em Campo Alegre, o Festival de Música Nativista que ocorre durante a Festa do Pinhão, em Lages, Efapi, de Chapecó, Festa do Imigrante, em Timbó, Fenarreco, em Brusque, Fenaostra, em Florianópolis, Festa da Gastronomia Italiana (Carnevale di Venezia), em Nova Veneza e muitas outras. Santa Catarina concentra uma grande e rica variedade de tradições!
Experiência
Em menor escala de tamanho, mas não de importância, aparecem as oportunidades de assistir uma peça teatral, apresentação de dança ou música, propiciando experiência de palco e público para os jovens dessas áreas. Apresentações dentro da própria escola de artes ou atrações em locais específicos (como uma semana de treinamento dentro de uma empresa, por exemplo) levam lazer e entretenimento à plateia e são reflexo da dedicação e superação dos artistas.
E você? Costuma participar de eventos culturais? Assistindo ou realmente sendo parte do evento? Compartilhe conosco sua experiência e já deixe uma dica de evento para as pessoas que estão aqui lendo!