Fotografia: como escolher uma boa câmera?

Das belíssimas imagens profissionais até os stories e postagens em redes sociais, a fotografia se consolidou há muitos anos como uma linguagem popular e esteticamente expressiva. A primeira câmera fotográfica é datada de 1839 e, após 182 anos, a fotografia permanece como uma grande invenção da humanidade. Os equipamentos fotográficos estão cada vez mais acessíveis e versáteis, apresentando grande qualidade e diversas possibilidades para captura de imagem.

width=300

Daguerreótipo.

Se você está ingressando no mundo da fotografia e quer escolher a melhor câmera fotográfica, siga as 8 dicas a seguir:

1.Escolha o tipo DSLR

Atualmente, há três tipos de câmeras fotográficas no mercado: DSLR, compacta e superzoom. 

width=300

Sensor DSLR.

A DSLR (Digital Single Lens Reflex, tradução: reflexo digital de lente única) é o tipo de câmera usada pelos fotógrafos profissionais. Com ela, você pode trocar de lentes e também configurar diversos aspectos da captura. Em um curso de fotografia, você aprenderá a fotografar com uma câmera deste tipo.

width=300

Câmera Superzoom.

A superzoom é também chamada de semi-profissional e são intermediárias entre as DSLRs e as compactas. Elas são menores que as DSLR e não possuem a possibilidade de troca de lente, mas alguns modelos permitem a adaptação com equipamentos extras e também a configuração de captura manual.

width=300

Câmeras Compactas.

As compactas são as câmeras mais comuns no mercado, menores, leves e de custo mais baixo. Algumas marcas permitem que o usuário faça suas configurações manuais, mas a maioria já vem com configurações automáticas.

2. Defina seu orçamento

Os equipamentos fotográficos possuem preços diversos e, obviamente, os profissionais terão custos muito elevados. Uma boa dica é definir quanto você pode gastar antes de começar as buscas por um equipamento. Outro item importante é não comprar apenas pelo preço, se seu orçamento ainda é pequeno para uma boa câmera profissional, economize por mais tempo. É melhor esperar e comprar um bom equipamento, do que adquirir algo que não irá satisfazer suas expectativas.

3. Pesquise as melhores marcas e modelos

A escolha da marca pode ser algo muito pessoal, já que cada uma conta com prós e contras muito específicos e dependem da preferência de quem vai utilizar o equipamento. Se você está comprando sua primeira câmera, peça dicas aos colegas fotógrafos ou professores do seu curso de fotografia. Ler os comentários nas páginas de produtos e assistir alguns vídeos sobre os equipamentos também pode ajudar.

4. Fique atento à qualidade da Imagem

Nos anos 2000, o que mais se falava ao comprar uma câmera eram “os megapixels”, que, de fato, são importantes. Mas é bom lembrar que o tipo de sensor utilizado em cada modelo também influencia muito na qualidade da imagem capturada. 

5. Verifique questões de armazenamento

Você vai capturar as imagens, mas como vai armazená-las e transferi-las de um equipamento para o outro? Este é um bom ponto a se observar. Verifique se há e qual é o tipo de cartão de memória, cabos para transferência de dados e entradas e saídas da câmera.

6. Confira sobre a bateria e recarga

Nenhum artista quer ter seu momento de inspiração interrompido, não é mesmo? Verifique a duração da bateria da câmera, se há carregador e se o modelo pode ser facilmente encontrado para compra em caso de reposição.

7. Descubra o tempo entre os disparos

Se você não gosta de perder nem um segundo em seus eventos e ensaios fotográficos, preste atenção no item “tempo entre disparos” e escolha o de menor tempo. Este fator indica o tempo de demora entre um clique e outro.

8. Prefira a opção com visor óptico

Você lembra de quando tinha que colocar o olho naquele “vidrinho” da câmera para realizar suas fotografias? Em alguns modelos de câmera este visor foi substituído pela tela digital, mas em dias ensolarados ou em ambientes com luzes muito fortes fica difícil visualizar o conteúdo na tela. Se você tiver opção, compre um equipamento que também possui visor óptico. 

São dicas valiosas, não é mesmo? Mas saiba que nem só o equipamento faz o bom fotógrafo. Escolher uma boa câmera pode ser o primeiro passo, o segundo é saber usá-la. Se você está pensando em começar a fotografar profissionalmente para iniciar uma carreira na área ou por hobby, o melhor caminho é o curso de fotografia. Além de aprender a configurar a sua câmera, no curso você terá acesso à técnicas fotográficas que vão da teoria à prática no mundo das fotos. Você vai aprender sobre as lentes, sobre iluminação, sobre softwares de edição de imagem e tudo que envolve fotografia.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Conheça
Nossos Cursos

Leia também

Podemos ajudá-lo?