Existe idade certa para começar a tocar um instrumento?

Atualizado em 20/04/2020.

Muitos pais se perguntam isso, não é? Mas será que realmente existe idade certa para iniciar o processo de aprendizado de um instrumento?

Você pode ficar surpreso, mas os processos de aprendizagem podem começar com a criança ainda em gestação. Estímulos sonoros desde o desenvolvimento fetal contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança e refletem em habilidades futuras. Após o nascimento, as crianças podem ser apresentadas a canções de acalento, brinquedos musicais adequados à idade e estimulações musicais de variados tipos. A partir daí, o contato com a música e as atividades propostas às crianças dão conta de dar continuidade a não apenas uma “estimulação” externa, mas ao aprendizado musical.

Conheça a jornada musical de uma criança dos 2 meses aos 9 anos no Belas Artes Joinville:

  1. No Belas Artes recebemos crianças e mamães a partir dos 2 meses de idade para iniciar as aulas de Musicalização a Bebês. Nestas aulas os bebês são apresentados à sons, texturas, ritmos e estímulos variados para o desenvolvimento motor e cognitivo. 
  2. Aos dois anos as crianças partem para as aulas de Musicalização Infantil, nestas aulas a autonomia dos pequenos já é maior. Sem as mamães na sala de aula, dando os primeiros passos e formando as primeiras frases, as crianças começam a experimentar instrumentos e sons, começam a relacionar passos e coreografias lúdicas com suas músicas preferidas e aprendem a manusear e tocar alguns instrumentos mais simples.
  3. Aos 7 as crianças começam no curso de Instrumentalização Infantil, e é nesta fase que de fato começam a afunilar suas intenções musicais, escolhendo instrumentos mais específicos e aprendendo técnicas mais avançadas para a prática musical. 
  4. A partir dos 9 anos as crianças escolhem seus instrumentos dentro das opções de Cursos de Música e dão início ao processo de formação musical de nível básico e, a seguir, profissional.

Atenção: Esta é a sequência baseada em idade e desenvolvimento que propomos no Belas Artes Joinville. Mas não se preocupe, mesmo que se seu filho não tenha iniciado o processo de musicalização ainda bebê, ele pode começar a aprender na idade que tem hoje. Isso porque mesmo nas aulas em grupo, todos os alunos recebem atenção e foco de aprendizado individual. Em nossa metodologia triangular e circular, ele terá acesso a todo conteúdo necessário para ingressar nas aulas de música de acordo com a sua idade. 

Como funciona o aprendizado de instrumentos?

Ainda que a idade seja algo relativo para se indicar, já que o desenvolvimento de cada criança é diferente, estudos apontam que a partir de três anos o pequeno já estaria com uma coordenação motora apta para começar a executar alguns instrumentos musicais.

Além da habilidade para tocar, a música ainda traz uma série de vantagens comportamentais. Contudo, para iniciar a criança nesse caminho é necessário o estímulo dos pais de forma mais abrangente. Promover a boa comunicação através de atividades que agreguem toda a família, como contação de histórias, diálogo pronunciando corretamente as palavras com a criança, canto, vídeos educativos, peças de teatro e visitas à biblioteca, por exemplo.

No entanto há também uma vertente que defende melhores resultados após a alfabetização da criança. Alguns professores de música entendem que esperar até que ela aprenda a ler é uma boa escolha. Esses professores têm a interpretação de que começar muito cedo ou, por exemplo, por volta dos oito anos não fará muita diferença em relação à prática com o  instrumento musical.

Leva-se em consideração ainda o esforço da coordenação motora fina no caso de violão ou outro instrumento de corda. Para realmente aprender a tocar algum instrumento a criança deve, ao menos, ser capaz de se concentrar em uma única tarefa por 15 minutos, o que não costuma ser tarefa fácil com os pequenos.

Como ajudar a criança a escolher um instrumento?

  1. Pergunte ao seu filho qual instrumento ele gostaria de aprender e não se irrite caso a escolha mude com o tempo, pois ele ainda está em fase de descoberta;
  2. Apresente músicas com instrumentos e gêneros diversos, pesquise sobre os instrumentos com a criança e mostre vídeos (documentários, gravações, clipes etc.) de orquestras e shows;
  3. Quando a criança estiver ouvindo ou assistindo produções musicais, repare se ela demonstra reação diferente no som que algum instrumento específico produz (um solo de guitarra, por exemplo);
  4. Deixe a escolha livre, “forçar” o aprendizado de técnicas artísticas pode causar danos emocionais e afastar a criança de experiências positivas com a arte. 

Como escolher um instrumento musical para estudar? 

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Quais são os benefícios?

Indo além do aprendizado didático, estudos comprovam que as aulas de música geram inúmeros benefícios para a mente e para o corpo. Na prática auxiliam o desenvolvimento da memória, da leitura, da atenção e da compreensão matemática. São benefícios comportamentais variados e completos.

O estudo de instrumentos estimula praticamente todas as áreas do cérebro: motora, emocional e racional (planejamento, raciocínio lógico, coordenação, capacidade de leitura etc.). A criatividade fica mais aflorada e as consequências do aprendizado são visíveis: despertar da musicalidade, senso estético de qualidade, habilidades artístico-musicais e muito mais.

12 Benefícios de Aprender Música na Infância

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Autora: Heloiza Castro

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