Instrumentos clássicos na atualidade: o “cello metal” e outras fusões

Instrumentos clássicos na atualidade: o “cello metal” e outras fusões

Muita gente pensa que violino ou violoncelo, por exemplo, são instrumentos apenas para orquestras e músicas clássicas. Engano, pois muitos instrumentos clássicos são usados em bandas folk, no rock e até no pop. Elencamos neste post 5 bandas e artistas que usam instrumentos clássicos em suas composições:

Clean Bandit


Clean Bandit é um grupo britânico de música eletrônica, os musicistas integrantes são Grace Chatto, Jack Patterson e Luke Patterson. O estilo musical da banda pode ser descrito como uma fusão, pois mistura música eletrônica com elementos clássicos e deep house. Em suas composições, a banda também utiliza-se de clássicos, como as músicas de Beethoven, Dvorak, Mozart etc., como por exemplo a música Mozart House.

O primeiro sucesso de público da banda é a música Rather Be, juntando a música clássica com a dance music:

 

Woodkid


O francês Yoann Lemoine, artisticamente conhecido como Woodkid é diretor de vídeos e músicas, cantor e designer gráfico. Dirigiu clipes de artistas como Katy Parry, Taylor Swift e Lana del Rei. O álbum The Golden Age foi indicado como melhor álbum do mundo no World Music Award e indicado ao Grammy Award como melhor clipe. O cantor é acompanhado por uma banda com instrumentos como o piano, o violino e o violoncelo. Suas músicas mais conhecidas são Iron, The Golden Age, I Love You e Run Boy Run.

Neste vídeo a música I Love You ganha uma versão com um quinteto de instrumentistas:

 

Beirut


Beirut é uma banda orquestral, dirigida por Zach Condon e o estilo musical da banda usa elementos folk do Leste Europeu, onde Condon pesquisou as sonoridades que marcam as músicas da banda. Os principais instrumentos da banda são o ukulele e o fliscorne, da família dos trombones. Instrumentos de sopro como a tuba, o bombardino e o acordeon também fazem parte das composições do Beirut.

Ouça a música Elephant Gun, um grande sucesso de Beirut:

 

Apocalyptica


Apocalyptica é uma banda finlandesa formada por três violoncelistas e um baterista. Tem como estilo musical principal o que eles denominaram como “cello metal”, um tipo de heavy metal tocado por violoncelos. A banda acredita que os instrumentos clássicos podem levar ao rock elementos musicais e emocionais que não conseguem ser reproduzidos por instrumentos tradicionais. Acontece que muitos músicos formados em instrumentos clássicos escolhem tocar pop, rock ou metal. A banda Apocalyptica é um exemplo de que esse tipo de combinação pode dar muito certo.

Veja o vídeo com a música Orion ao vivo, tocada no show em Berlin:

 

Lindsey Stirling


Lindsey Stirling começou a tocar violino aos 6 anos e, com o tempo, passou a dançar. A junção dos movimentos corporais com sua habilidade técnica na música resultou em lindos vídeos e apresentações, o que a deixou conhecida em diversos países.

Antes do sucesso, Lindsey participou do programa de televisão América’s Got Talent em 2010, e foi eliminada com duras críticas ao seu trabalho. A artista ficou abalada com o resultado, mas decidiu continuar investindo naquilo que acreditava. No ano seguinte, ela foi convidada por um produtor a gravar um vídeo para o YouTube. O vídeo Spontaneous me foi um sucesso e hoje seu canal tem mais de 10 milhões de inscritos.

 


Sejam em orquestras ou bandas de rock, os instrumentos clássicos são sempre apaixonantes. A técnica, a história e todo peso emocional desses instrumentos faz com que sejam realmente especiais. No Belas Artes Joinville você encontra mais de 40 opções de cursos e ainda terá a oportunidade de praticar seu instrumento em práticas de banda direcionadas ao seu perfil.
Conheça mais sobre os cursos da escola clicando aqui.


Fontes:

Belas Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!

Não estamos online no momento. Mas fique a vontade para nos enviar uma mensagem!

Ótimo! Agora escreva a sua dúvida!

Clique ENTER para enviar!