I Pianíssimo: Todos os Pianos do Mundo

I Pianíssimo: Todos os Pianos do Mundo

Pianíssimo é um termo italiano usado na linguagem musical para indicar um som de volume mais baixo, tornando-o intimista. E é justamente esta relação próxima ao piano que o festival “I Pianíssimo: Todos os Pianos do Mundo” quer proporcionar ao seu público. Com apresentações abertas em diversos locais da cidade de 19 até 23 de setembro, o evento trará grandes pianistas nacionais e internacionais para os palcos de Joinville.

A cidade conhecida pelo Festival de Dança ganha então, pianos para acompanhar os bailarinos. Um presente entregue por Albertina Tuma, idealizadora dos dois festivais. O diretor artístico do I Pianíssimo, Miguel Proença, pretende também instalar um centro de excelência pianística na cidade, após a consolidação do evento. Pianista brasileiro de renome internacional, Miguel já tocou piano em palcos ao redor do mundo inteiro e, neste ano, traz para Joinville pianistas de todos os lugares.

Todos os pianos do mundo

A proposta não é apenas apresentar ao público pianistas de outros lugares, mas o piano em si, e todos os ritmos que o cabem. O festival contempla artistas especialistas em gêneros musicais como o jazz, a música erudita e a MPB, que estarão em mais de dez locais entre shows, concertos, encontros e bate-papos com entrada gratuita, somando um total de 26 atrações que acontecerão na cidade para todos os amantes de música.

Os convidados internacionais são: Valentina Lisitsa (Ucrânia), Elina Sarkisian (Rússia), Emanuele De Caria (Itália), Michael Andreas Haeringer (Espanha), Roman Zaslavsky (Rússia/Israel) e Manuel Fraga Trio (Argentina). Do cenário brasileiro, poderemos prestigiar a presença de Miguel Proença, Cristian Budu, João Elias, Lygia Moreno, Estefan Iatcekiw, João Tavares, Pablo Rossi, David Feldman Trio e Bianca Gismonti. E é claro que o evento não poderia deixar de contar com artistas da cidade como o Maestro José Mello, o pianista Matheus Alborghetti e o duo Gabriel Vieira e Pavel Kasarian (Rússia).

Para os pianistas que estarão prestigiando o evento e têm interesse de fazer uma apresentação, haverá um piano disponível para receber músicos inscritos – mais informações serão disponibilizadas no site do evento em breve.

O piano perto de você

Para o I Pianíssimo, popular não é apenas o oposto ao erudito, mas a conquista de um generoso objetivo: oferecer arte e cultura à população. Com pianos em diversos espaços da cidade e entrada gratuita em todas as apresentações, o evento oferecerá ao público a oportunidade democrática à música. E vai além, como contrapartida social pelo apoio do Ministério da Cultura, crianças das redes públicas de ensino receberão nas escolas palestras, materiais e vídeos sobre a história do piano.

O Belas Artes Joinville será um dos palcos do evento e contará com um encontro com Miguel Proença (diretor artístico do projeto) e apresentação de Lígia Moreno, respectivamente nos dias 20 e 21 de setembro, às 15h. Além destas atrações, a escola promoverá algumas ações especiais na semana do evento.

Os ingressos começam a ser distribuídos pelo site do I Pianíssimo no mês de Julho. Garanta o seu!

Data: 19 a 23 de Setembro de 2018
Local: Joinville-SC
Site: http://www.pianissimodejoinville.com.br/
Entrada gratuita.

Para mais informações sobre o curso de piano erudito do Belas Artes Joinville, clique aqui.
Para mais informações sobre o curso de piano popular do Belas Artes Joinville, clique aqui.

Belas Artes

Comments

  1. Ainda tem ingressos para o I Pianíssimo? Obg

  2. Queremos o pianista joinvilense tão talentoso quanto os outros, que leva o nome da nossa cidade para varias outras e ja esteve ate em outros paises tocando, pianista Edson Sant’Anna

  3. Lucineia lemes da Rosa cani Says: setembro 3, 2018 at 12:17 am

    Os pianos estarão em alguns lugares da cidade…certo?..
    Então, para toca-lo precisa ter algum tipo de inscrição??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!

Não estamos online no momento. Mas fique a vontade para nos enviar uma mensagem!

Ótimo! Agora escreva a sua dúvida!

Clique ENTER para enviar!