Em casa ou na escola: veja as diferenças para aprender a tocar um instrumento

Em casa ou na escola: veja as diferenças para aprender a tocar um instrumento

Hoje em dia, está ficando cada vez mais fácil aprender as coisas pesquisando em smartphones, tablets ou notebooks. São vários canais de YouTube, blogs e sites, que ensinam coisas sobre diversos assuntos, como culinária, marcenaria, afazeres domésticos, reparos eletrônicos e, é claro, sites que ensinam a tocar um instrumento. O conteúdo na internet é vasto e rico, porém, é muito diferente do que aprender com um professor, sobretudo nas artes. Pensando nisso, falaremos sobre as diferenças entre aprender a tocar um instrumento em casa (com vídeos ou métodos autodidatas) e em uma escola!

Vícios

Uma das precauções para quem resolve aprender por conta própria são os vícios que se obtém no processo de aprendizado. Tocar com uma má postura pode gerar problemas e dificuldades. Ou até mesmo, para quem toca violão, tocar dedilhando sem alternar os dedos pode parecer bobagem mas, quando se alcança um nível técnico mais elevado, é necessário corrigir esse problema. O fato é que sem um professor você não consegue ver todos os seus erros e aprimorá-los, sempre algum detalhe passará, e música é feita de detalhes!

Tocar em conjunto

Muitas vezes quem aprende a tocar um instrumento sozinho não tem a oportunidade de trabalhar em equipe musicalmente. A maioria das músicas que ouvimos hoje são tocadas e compostas por grupos, seja de qualquer gênero musical. Até cantores solos necessitam de uma banda para gravar ou apresentar em shows e espetáculos. A oportunidade de fazer um som junto com mais pessoas é de grande importância, até mesmo para o aprendizado individual. Entender como os outros musicistas pensam e tocam seus instrumentos ajuda muito na sensibilidade musical para tocar seu próprio instrumento.

Contato com vários artistas

Estudar em uma escola também proporciona a convivência com vários profissionais da área artística. Conhecer opiniões, trabalhos, grupos musicais, professores, alunos etc. lhe dá a oportunidade de ver a música em outras perspectivas, com outros olhos. E, principalmente, para aqueles que gostariam de levar a música como carreira, há grande oportunidade de se engajar em um grupo musical ou aprender a dar aulas.

Apresentações

Geralmente escolas de música costumam fazer apresentações e espetáculos, coisas que normalmente não conseguem ser produzidas para quem estuda em casa. Aqui no Belas Artes, temos periodicamente apresentações sendo feitas, seja em nosso auditório, ou em teatros fora da escola. Para alguns, vencer o frio na barriga e subir no palco pode ser um desafio muito grande, mas é gratificante após conseguir superá-lo! Já outros adoram estar em público desde sempre e se realizam quando sobem no palco para apresentar!

Preços

Obviamente para aprender em casa não há custo, além da compra do instrumento para praticar. Porém, esse modelo não possui todas as vantagens apresentadas aqui, que podem ser um grande diferencial em sua vida musical, mesmo que música seja apenas um hobby! Nada substitui o contato com outras pessoas, sejam professores ou colegas. Temos muito a aprender uns com os outros!

Existem muitos canais de aprendizado que podem lhe ajudar nessa jornada, como o Descomplicando a Música, Cifra Club ou Cifras. Se você acha que deve fazer uma aula em uma escola de música, clique aqui e conheça todos os nossos cursos da área. Você pode entrar em contato e agendar uma aula experimental gratuita ou falar com um dos nossos consultores de artes!


Belas Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!

Não estamos online no momento. Mas fique a vontade para nos enviar uma mensagem!

Ótimo! Agora escreva a sua dúvida!

Clique ENTER para enviar!