Curso de Teatro

Séries Iniciais | Profissionalizante

 

 

O Conservatório Belas Artes de Joinville oferece aos alunos as mais diversas possibilidades de formação. Nossa preocupação é colaborar com o desenvolvimento do artista de acordo com o desempenho de suas capacidades e habilidades técnicas e teóricas. Nas SÉRIES INICIAIS o aluno recebe instrução básica, aprende conceitos, teorias e técnicas que vão de encontro ao seu nível de desenvolvimento como iniciante na arte. É necessário passar pelas Séries Iniciais que o Conservatório oferece ou realizar prova de proficiência para avançar ao nível PROFISSIONALIZANTE. Após o cumprimento dos anos necessários e da realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o aluno receberá um Certificado de Qualificação Profissional Básica.

Séries Iniciais

Idade: partir dos 9 anos;

Público alvo: Pré adolescentes; Adolescentes; Jovens; Adultos e Terceira Idade.

Curso: Disciplinas de Atuação; Teoria do Teatro; Prática Vocal.

1º Ano Iniciação – Conteúdo: Estrutura fundamental e básica de exercícios e improvisações; Percepção de espaço: corpo, movimentação e socialização; Situações de personagem e figurino; Imagem de ações e objetos: Parceiro, Movimento, Concentração, Memorização; Improvisação; Relacionamento e Comunicação; Jogos línguas e verbais; Projeção e articulação da voz; Regras de ações dramáticas; Apresentações de esquetes em público.

2º Ano Iniciação – Conteúdo: Estrutura fundamental e básica de exercícios e improvisações; Percepção de espaço: corpo, movimentação e socialização; Situações de personagem e figurino; Imagem de ações e objetos: Parceiro, Movimento, Concentração, Memorização; Improvisação; Relacionamento e comunicação; Jogos línguas e verbais; Projeção e articulação da voz; Regras de ações dramáticas; Criação de sequência de ações; Percepção no movimento e andamento; Coordenação corporal; Ritmo do movimento; Apresentação teórica sobre o conteúdo; Apresentação didática (catálogos, Livros, CD, DVD) de espetáculos sobre teatro de formas animadas do mundo: LUZ e SOMBRA; Apresentações de esquetes em público.

Após estes anos o aluno pode dar sequência no curso profissionalizante.


Profissionalizante

CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ARTES CÊNICAS COM HABILITAÇÃO EM TEATRO

Pré requisito: Cursar as Séries Iniciais ou realizar provas teóricas e práticas de Suficiência para Teatro. Idade mínima de 12 anos de idade.

Disciplinas: Atuação; História do Teatro; Leitura Dramática; Performance de Palco.

Conteúdo:

Jogos: Estrutura fundamental de exercícios e improvisações.

Experiência/ Percepção: Percepção coletiva; Percepção imaginada; Círculos de percepção; Percepção recordada; Pontos de percepção; Vetores de percepção.

Imaginar/ Agir: Sequências de ação – Impulso de ação e voz interior; Episódios de ação; Cenas inteiras; Análise de cenas focalizada em ação.

Situação/ Personagem/ Fábula: 5 perguntas – acentuação de cenas; Criação de personagens através da memória; Comportamento característico de personagens na situação teatral; Criação de personagem através de pesquisa e análise (Cruz do papel).

Relações/ Comunicação: Estrutura de relações – complementar e simétrica; Quatro padrões de comunicação: confirmar – rejeitar – recusar e desvalorizar.

Emoção e corpo: Memória emocional: expressão corporal – postura – respiração – rosto.

Textos: Estudos de diálogos; contos; Episódios de peças teatrais (clássicas); Contos com técnica de adaptação para teatro; cenas de peças clássicas europeias.

Meios de expressão: Movimentos dirigidos; flexibilidade da língua, do queixo e dos lábios; projeção da voz; equilíbrio da tensão muscular; postura; relaxamento; gesto; mímica; expressão corporal adequada e equilibrada; dicção e pronúncia.

O teatro primitivo; Teatro Grego e Romano; Teatro medieval e renascentista; A comédia Dell art; O barroco; O classicismo; O romantismo; O teatro moderno; realismo; ao naturalismo ao contemporâneo; o Teatro de engajamento; o Teatro do Absurdo. Valores sociais, culturais e políticos de cada época; Formato de palco; Autores de teatro de cada época; Trabalho do ator; Apresentação de imagens; Filmes que identifica o período de cada época; Reflexão e discussão com o teatro nos dias atuais.
Estudos sobre vida de autor, dramaturgos, personagens e relações sociais contextualizando ao período histórico e atual;Conceitos sobre dicção e oralidade; Estudo da técnica vocal;Expressões vocais e projeção de voz; Escolher um dos textos através do gosto do grupo, da reflexão e da assimilação para ensaiar algumas cenas; Estudos sobre vida de autor, dramaturgos, personagens e relações sociais contextualizando ao período histórico e atual; Pesquisas sobre a literatura clássica e os seus significados; Contextualizar sobre os significados da literatura clássica.

*Estar sempre de acordo com o conteúdo da disciplina de Atuação.

Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso com História do teatro e apresentação prática de atuação.
Participação nas duas Mostras de Teatro realizada pela escola e outros eventos realizados pela instituição; Elaboração, pesquisa, ensaio e apresentação de duas esquetes ou peças teatrais; Apresentações de peças em eventos culturais na igreja e em eventos sociais;

*O aluno deverá comprovar com certificação ou declaração da entidade, na qual se apresentou com a devida carga horária e assinatura do responsável.

Carga horária: 440 horas/aulas em três anos de curso.

Entre em contato!

Não estamos online no momento. Mas fique a vontade para nos enviar uma mensagem!

Ótimo! Agora escreva a sua dúvida!

Clique ENTER para enviar!