Curso de Pintura em Tela

Séries Iniciais | Profissionalizante

O Conservatório Belas Artes de Joinville oferece aos alunos as mais diversas possibilidades de formação. Nossa preocupação é colaborar com o desenvolvimento do artista de acordo com o desempenho de suas capacidades e habilidades técnicas e teóricas. Nas SÉRIES INICIAIS o aluno recebe instrução básica, aprende conceitos, teorias e técnicas que vão de encontro ao seu nível de desenvolvimento como iniciante na arte. É necessário passar pelas Séries Iniciais que o Conservatório oferece ou realizar prova de proficiência para avançar ao nível PROFISSIONALIZANTE. Após o cumprimento dos anos necessários e da realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o aluno receberá um Certificado de Qualificação Profissional Básica.

Séries Iniciais

Curso: Disciplinas: Técnicas de Pintura á Óleo; História da Arte; Exposições Coletivas.

1º Ano Iniciação – Conteúdo:
Teoria das cores; Luz, Sombra, Volume, Pigmentos; Materiais da Pintura: Gauche, Acrílica; Contraste; Esboço; Dégradé; Composição; Luminosidade; Tipos de pinceladas; Planos e profundidade; Leitura de Imagens; Pintura “alla prima”; Percepção e análise da História da Arte. Exposição coletiva de trabalhos.

2º Ano Iniciação – Conteúdo: Materiais expressivos; Matizes; Acabamento; releitura de obras; Criações livres e com referências; Textura diversas e empaste; Espátula e efeitos; Pintura abstrata, Conceitual e contemporânea; Leitura de Imagens; Percepção e análise da História da Arte. Exposição coletiva de trabalhos.

Após estes anos o aluno pode dar sequência no curso profissionalizante.


Profissionalizante

CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ARTES VISUAIS COM HABILITAÇÃO PINTURA EM TELA.

Pré requisito: Cursar as Séries Iniciais de Pintura ou realizar provas teóricas e práticas de Suficiência. Idade mínima de 12 anos de idade.

Disciplinas: Técnicas de Pintura em Tela; História da Arte; Exposições Artísticas.

Conteúdo: Pigmentos e materiais da pintura; Composição; planos de profundidade e luminosidade; Harmonia compositiva – equilíbrio; Tipos de pinceladas; Esfumato/dégradé; Claro/escuro; Dégradé de cores; Pintura “ alla prima”; Experimentação com diferentes suportes ; Texturas diversas/ empaste; Harmonia compositiva – equilíbrio; Espátula – efeitos e texturas; Matizes por camadas ou etapas; Pintura sobre metal; Técnica do esfumato – fusão das cores; Pintura conceitual/contemporânea; Retratos; Tratamento do nu – composição e contrastes; Dossiê/portfólio artístico; Atelier supervisionado; Exposição Individual – noções de curadoria e montagem para conclusão de curso.

Carga horária: 400 horas/aulas em três anos de curso.

Não possui data de inscrição, você pode começar quando quiser.
Inscreva-se o quanto antes!

Entre em contato!

Não estamos online no momento. Mas fique a vontade para nos enviar uma mensagem!

Ótimo! Agora escreva a sua dúvida!

Clique ENTER para enviar!