Conheça os principais softwares de edição de fotos

Conheça os principais softwares de edição de fotos

Seja por profissão ou pelo simples prazer do hobby, a arte de fotografar está presente na vida de muita gente. Eventos, festas, momentos especiais, natureza, viagens e até mesmo as queridinhas “selfies” estão na rotina da galera. E mais do que isso, o trabalho de corrigir pequenas falhas ou mesmo se divertir alterando as fotos já é uma realidade.

Alguns usuários de fim de semana, digamos assim, acabam fazendo fotografias ao acaso e posteriormente verificam cliques lindos que foram feitos. Não raramente dar um close para valorizar o objeto, cortar um elemento que não teria motivo para estar ali ou centralizar alguém enriquecendo o resultado final são artimanhas possíveis com todo esse avanço tecnológico.

Atualmente até mesmo os próprios aplicativos de redes sociais oferecem filtros de imagens, molduras e controle da luz, por exemplo. Se for um pouco além, o mercado tem softwares específicos para alterar profissionalmente uma foto. Esses programas costumam ser muito bem vistos por publicitários, por exemplo, que conseguem trabalhar imagem e produto de maneira muito sutil e certeira.

Softwares mais usados para edição de imagens

Confira abaixo os quatro softwares mais usados no mercado para edição de fotografias, seja para corrigir problemas aparentes ou apenas adicionar efeitos especiais.

Adobe Photoshop

Apesar de não ser nada recente, afinal este software foi lançado há mais de 25 anos, o Photoshop apresenta bons recursos de composição, design e automação e ainda está classificado entre os principais recursos para quase todo tipo de produção que envolva imagens. É um programa rico em ferramentas como pincéis, filtros e recursos modernos de efeitos, sendo bastante utilizado para o trabalho final de fotógrafos, designers, ilustradores e engenheiros, por exemplo.

Adobe Lightroom

O Lightroom é uma versão do Photoshop mais simplificada que vem se tornando cada dia mais popular. Mais intuitivo o programa funciona de maneira realmente simples, não exigindo grande conhecimento de quem manuseia.
É indicado para quem precisa tratar fotos em grande escala de cliques, como uma viagem ou eventos, já que o programa proporciona maior produtividade no momento de editar grandes fluxos de fotografia.

The Gimp

Este programa está presente em grande parte das distribuições do Linux, pois é uma tentativa de concorrer com o já estabelecido Photoshop. Os usuários desse tipo de software divergem sobre a aplicabilidade do Gimp. O programa possui uma interface não tão intuitiva como o da Adobe, no entanto, trabalha boas funcionalidades, apresentando um editor bastante completo e alguns recursos mais avançados. E, ao contrário do Photoshop, é gratuito.

Affinity Photo

Ainda em fase de testes, o Affinity é menor e menos pesado que o Photoshop, e por isso requer processadores menos potentes, o que já seria uma grande vantagem. Quem já usou enfatiza como pontos positivos o acesso à busca de imagens que o software oferece e a possibilidade de abrir e salvar um arquivo em .PSD, por exemplo.
O programa oferece ferramentas semelhantes ao editor da Adobe e está disponível para baixar a versão beta de forma gratuita no site oficial, porém apenas para Mac.

Mostramos quatro programas para tornar a fotografia ainda mais interessante, mas a variedade é bastante grande. Conte para nós: você já fez uso de algum desses softwares? Qual? Como foi o resultado?

Compartilhe sua experiência. É sempre um aprendizado para quem disponibiliza informações e para quem recebe também! 😉


Belas Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!

Não estamos online no momento. Mas fique a vontade para nos enviar uma mensagem!

Ótimo! Agora escreva a sua dúvida!

Clique ENTER para enviar!