Benefícios do balé para crianças

Benefícios do balé para crianças

Crianças costumam ter bastante energia e proporcionar momentos em que elas possam extravasar toda essa disposição é fantástico! Esportes, aulas de natação, teatro, dança, além dos passeios ao ar livre com a família, deveriam fazer parte da rotina dos pequenos. É muito além de atividade física, é também uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento emocional.

No Brasil é comum ouvir o termo balé como aula de dança para as meninas, as bailarinas. Ledo engano. Enquanto em outros países as escolas de balé mantém, inclusive, turmas só de rapazes, no Brasil ainda existe preconceito. Vale lembrar a origem do balé: há uns 500 anos a dança iniciou com os homens da corte. Sim, apenas os homens dançavam balé. E somente ao final do século 17 foi que as mulheres começaram a aparecer.

Então quando falamos em aula de balé para crianças, leia-se meninas e meninos. Afinal, costumam ser aulas lúdicas partindo do universo imaginário da criança. O objetivo aqui não é formar um Baryshnikov ou uma Anna Pavlova (pelo menos ainda não…), mas principalmente desenvolver a autoconfiança, criatividade, e mesmo a desinibição natural em alguns pequenos.

Controle das habilidades motoras e intelectuais

Nesta fase, dos dois aos seis anos de idade, as aulas visam divertir e instigar a imaginação. São exercícios que estimulam a expressão e a motivação. A criança está aprendendo a ser mais independente e a reconhecer as suas capacidades.

Dançar não é apenas divertido, mas também bastante favorável ao bem-estar físico e emocional dos pequenos. A dança, assim como outras atividades também, ajuda a criança a ser mais esforçada e disciplinada.

Musicalidade e desenvolvimento psicomotor

A partir dos sete anos as aulas podem oferecer uma sequência de exercícios que intercala movimentos básicos, com os exercícios de barra e de centro. Nesta fase o intuito é desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, a postura e a própria coordenação motora, além de exigir maior domínio do corpo e musicalidade.

O acesso a outras culturas e à arte de uma maneira geral fica muito mais aprofundado. E os resultados para o corpo e mente são visíveis: músculos forte e flexíveis, capacidade de concentração e memorização e desenvolvimento de ritmo e musicalidade.

Outros benefícios

Confira outros benefícios do balé infantil:

Para o corpo:

  • Melhora da coordenação motora;
  • Corrige e melhora a postura;
  • Noções de espaço e de localização;
  • Mais resistência e flexibilidade corporal.

Para a mente:

  • Estimula o desenvolvimento intelectual;
  • Aumenta a concentração;
  • Ajuda a expressão e memória;
  • Aumenta a autoestima;
  • Amplia a socialização.

Bom, as vantagens são enormes, não é mesmo? Você já arriscou alguns passos? Conte aqui pra gente como foi a experiência.
Já pensou colocar o filhote para dançar? O que melhorou efetivamente?
Compartilhe suas experiências. Poderá motivar outras pessoas desta forma também. 😉


Belas Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!

Não estamos online no momento. Mas fique a vontade para nos enviar uma mensagem!

Ótimo! Agora escreva a sua dúvida!

Clique ENTER para enviar!